Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Portal Vigdant

O Serviço de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis – VIGDANT é um órgão vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde, cujo objetivo é monitorar as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), dentre elas as Doenças do Aparelho Circulatório, Respiratório, Neoplasias, entre outras, bem como os acidentes, violências e fatores de risco, como tabagismo, inatividade física e alimentação não saudável. Promove ainda ações e estratégias que visam melhorar a qualidade de vida da população, levando em consideração os contextos sociais, como moradia, meio ambiente, saneamento básico, transporte e renda.


O que é VIGDANT?

O serviço de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (VIGDANT) é um órgão subordinado à Superintendência de Vigilância em Saúde, pertencente à estrutura da Secretaria Municipal de Saúde do município de Resende. Tem como objetivo, o monitoramento da ocorrência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT, dos Acidentes, das Violências e seus Fatores de Risco, para estabelecer prioridades e ações de educação em saúde que visam a adoção de hábitos de vida saudáveis. Contribui também para a promoção de políticas públicas, levando sempre em consideração o contexto social de cada indivíduo, como moradia, renda, meio ambiente, entre outros, para redução do adoecimento e da mortalidade.

O que são Doenças Crônicas Não Transmissíveis?

Na definição da Organização Mundial da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são as doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus. Considera-se que todas requerem esforço e atenção contínua do Poder Público, uma vez que, em todo o mundo, são as principais causas de mortalidade.

As DCNT têm como uma de suas principais características a etiologia múltipla, ou seja, possui origens variadas, e relação direta com os fatores de risco de cada indivíduo. Além disso, possuem longos períodos de latência, duração prolongada, origem não infecciosa e normalmente se associam a deficiências e incapacidades funcionais, como dificuldade de locomoção e de executar certas atividades cotidianas sem auxílio.

O que é Fator de Risco?

É qualquer situação que aumente a probabilidade da ocorrência de uma doença ou agravo à saúde. Dentre os fatores monitorados pela VIGDANT, estão a inatividade física, o tabagismo, o consumo abusivo do álcool, a alimentação não saudável, com consumo de alimentos ultraprocessados, como por exemplo, embutidos, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, bem como alimentos adoçados artificialmente, entre outros.

Como é a vigilância dos acidentes e das violências?

Em razão do grande impacto social e econômico das violências e acidentes, o Ministério da Saúde, através do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) - Portaria MS/GM n° 1.356/2006, monitora a ocorrência destes agravos. A VIGDANT busca conscientizar a rede de atenção à saúde pública e privada, assim como a assistência social, segurança pública e outros serviços, para que os casos sejam notificados, informados através de documento padrão, ao serviço de epidemiologia local.

Como é o trabalho da VIGDANT?

O trabalho é realizado de forma integrada com Rede de Assistência à Saúde (RAS), da qual fazem parte as superintendências da Secretaria Municipal de Saúde, como a Atenção Primária à Saúde, Atenção Farmacêutica, Atenção Especializada Ambulatorial, Atenção Especializada Hospitalar, Saúde Mental, Saúde Bucal e Regulação, com a colaboração ainda de outros parceiros.

Por meio do trabalho conjunto de todas essas frentes, são promovidas ações estratégicas para a melhoria da qualidade de vida da população, sempre tomando como base a análise detalhada dos indicadores e metas estabelecidos pelo Plano Municipal de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças e Agravos Não Transmissíveis.



Link Download: Dia Mundial Segurança dos Alimentos

Link Download: Proteja-se dos crimes cibernéticos

Link Download: Cartilha sobre tabagismo

Link Download: Vida Saudável na Infância e Adolescência

Link Download: Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

Link Download: Dia Nacional do Trânsito

Endereço: Av. Tel. Cel. Adalberto Mendes, 888, Liberdade – Térreo

Telefone: (24) 3354-5147

Email: dantsresende@gmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados