Comunicação Social e Eventos

03/11/2014

Taxistas de Resende devem realizar vistoria dos taxímetros

Verificação periódica este ano acontece nesta semana

Taxistas de Resende devem realizar vistoria dos taxímetros

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro a Prefeitura de Resende, através da Superintendência de Transporte e Trânsito, realiza no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho a verificação anual dos taxímetros da frota de táxis cadastrados no município em conjunto com o IPEM-RJ (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro). O horário de atendimento será das 9h às 12h e das 13h às 16h30.

Para passar pela vistoria, o proprietário do táxi deverá apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) 2013 ou 2014, conforme a tabela de licenciamento anual do DETRAN; certificado do IPEM-RJ na validade do exercício de 2013 ou 2014 e Certificado de Segurança Veicular (CSV) na validade para carros movidos a GNV. Também deverão realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 37,50 que deve ser efetuado somente no Banco do Brasil através do GRU (Guia de Recolhimento da União). A guia pode ser emitida diretamente no site www.ipem.rj.gov.br.

Os veículos já vistoriados neste ano também devem comparecer ao Parque de Exposições para colocação do selo emitido pela Prefeitura. Os taxímetros que não foram verificados em 2013 estão sujeitos à multa.

A vistoria periódica tem o objetivo de garantir o perfeito funcionamento do taxímetro a fim de dar mais segurança aos passageiros que utilizam o serviço de táxi.

De acordo com o IPEM-RJ, as tarifas são determinadas pelas prefeituras e a cobrança da corrida começa quando o passageiro entra no carro. O instituto orienta o usuário de táxi a tomar alguns cuidados, como estar atento no momento em que o taxímetro for ligado, observando sempre a bandeira que está sendo usada. O passageiro não deve aceitar corridas com valores tratados, já que pode acabar pagando mais caro pelo serviço. Além disso, ele deve observar a placa do veículo e não utilizar táxi de outro município.

Palavras chaves: VISTORIA