07/08/2025
PREFEITURA DE RESENDE IMPLEMENTA NOVA LINHA DE CUIDADO PARA AGILIZAR ATENDIMENTO DE RISCO CIRÚRGICO
A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos pacientes e dar mais agilidade ao agendamento de consultas e exames de risco cirúrgico através da disponibilização de um contato por telefone e via WhatsApp
Crédito: Rafael Oliveira
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia um importante avanço na organização dos serviços de saúde do município: a implementação da nova Linha de Cuidado - Risco Cirúrgico Fácil.
A ação visa oferecer mais celeridade e eficiência na realização de consultas e exames preparatórios para cirurgias eletivas, promovendo um atendimento mais humanizado e resolutivo, com atenção especial aos pacientes em condições prioritárias.
O risco cirúrgico é uma etapa fundamental que antecede as cirurgias eletivas, sendo responsável por avaliar as condições do paciente e prevenir possíveis intercorrências durante a cirurgia, através de consultas com cardiologistas, realização de exames de sangue, radiografias e exames do coração.
Com a nova linha de cuidado, todo o processo foi reestruturado, promovendo o acolhimento do morador de Resende, que através de um fluxo ágil, garantirá que o paciente esteja apto para realizar a cirurgia com segurança no menor tempo possível.
A partir do acionamento da linha de cuidado, o profissional de saúde será responsável por verificar a necessidade de consultas e exames complementares, acionando, de forma integrada, os setores competentes para garantir os agendamentos necessários. Terão prioridade de atendimento pacientes com câncer, idosos e casos de urgência.
— Nós identificamos que o processo do risco cirúrgico precisava melhorar e, por isso, nossas equipes estudaram, mapearam os pontos de melhoria e colocaram em prática essa nova linha de cuidado. O objetivo é acolher nossos pacientes e facilitar o acesso ao agendamento de consultas e exames que irão garantir que as cirurgias sejam realizadas de forma segura e o mais rápido possível. Vamos dar atenção especial aos pacientes considerados prioritários, como os doentes com câncer, os idosos e os casos de urgência - explicou o secretário municipal de Saúde Ricardo Graciosa.
Palavras chaves: Saúde; Risco Cirúrgico Fácil; Risco Cirúrgico