25/11/2009

Cidadãos pesquisados fazem parte do Programa Terceira Idade Ativa

Pesquisa aponta melhora na saúde de idosos em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Um levantamento divulgado esta semana pela Prefeitura de Resende, através do EDUCAR (Instituto de Educação do Município), apontou melhoras significativas na saúde dos idosos atendidos pelo Programa Terceira Idade Ativa (foto). O programa foi implantado no primeiro semestre deste ano pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) com o objetivo de oferecer atividades culturais, de lazer, recreativas, sociais e de saúde aos cidadãos com mais de 50 anos. Os resultados positivos indicados pelo levantamento fizeram com que o Programa Terceira Idade Ativa fosse escolhido para ser apresentado no VIIº Congresso Brasileiro de Atividade Física. Promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, o congresso ocorreu de 12 a 14 de novembro, na cidade pernambucana de Ipojuca. O levantamento anunciado pelo EDUCAR ouviu 530 idosos voluntários, tendo sido 440 mulheres e 90 homens. Setenta e seis por cento das pessoas consultadas eram usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde). A pesquisa avaliou a saúde dos idosos entre o primeiro e o quarto mês de participação no programa. Segundo os resultados apresentados, o índice de colesterol, níveis de tensão e doenças cardíacas das pessoas entrevistadas teve uma redução de 11 por cento. Já o percentual de dores no corpo caiu 30 por cento, enquanto o nível de dor intensa e moderada para leve diminuiu em dez por cento. O levantamento do EDUCAR apontou ainda melhoras na qualidade do sono (18 por cento), disposição (17 por cento), controle sobre o estresse (33 por cento), humor (14 por cento), motivação para realização das atividades diárias (13 por cento) e aumento do número de amizades (17 por cento). A pesquisa verificou ainda uma melhoria na saúde entre boa e excelente em 21 por cento. Durante o período no qual a saúde dos idosos pesquisados esteve sob avaliação para o levantamento, eles participaram de atividades físicas três vezes por semana, além de terem recebido orientação nutricional, psicológica, assistencial e médica. - A avaliação positiva constatada neste levantamento do EDUCAR mostra o quanto o nosso governo está no caminho certo ao investir em ações preventivas para tratar da saúde do nosso povo. A nossa proposta visa cuidar da saúde dos moradores de Resende, entre eles as pessoas idosas, é claro, de uma maneira geral, oferecendo-lhes atendimento médico de qualidade, mas também desenvolvendo ações nas áreas de esporte, cultura e lazer – disse o prefeito José Rechuan. De acordo com a presidente do EDUCAR, Bianca Pena, que representou a Prefeitura de Resende no VIIº Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, as atividades do Programa Terceira Idade Ativa são realizadas de forma integrada entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida; Desenvolvimento Social e Solidariedade; e de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, além da FUNRESP (Fundação Resende Esportes) e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Entre as atividades oferecidas aos idosos pelo Terceira Idade Ativa estão a Academia de Ginástica dos Idosos, que funciona no Parque das Águas; o curso de informática desenvolvido em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil); e a realização mensal de bailes, shows, passeios e eventos. Para Bianca Pena, a participação da Prefeitura de Resende no congresso da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde em Pernambuco “vai estimular a administração municipal a continuar trabalhando no sentido de oferecer condições de uma vida mais saudável aos moradores da cidade”. - Através do Programa Terceira Idade Ativa, buscamos promover a inclusão social do idoso com vistas à prevenção, promoção e recuperação da sua saúde física e mental. Os resultados apontados neste levantamento indicam também que estamos alcançando outro objetivo importante do programa: a melhoria da autoestima dos idosos – afirmou Bianca, acrescentando que o Terceira Idade Ativa conta com um ônibus exclusivo para transportar os idosos de suas residências até os núcleos aonde as atividades são realizadas. Durante o congresso em Pernambuco este mês, além do prefeito José Rechuan, os profissionais que coordenam o Programa Terceira Idade Ativa em Resende receberam certificados em reconhecimento à importância social do Programa Terceira Idade Ativa. Os profissionais premiados foram os seguintes: Wagner Camilo, Ronilda Aparecida de Souza, Marly Ceccoline e Bianca Pena, que recebeu os diplomas no evento em nome dos demais agraciados do Município.
Palavras chaves: QUALIDADE DE VIDA