06/01/2015
Fotógrafos são homenageados em exposição na Casa da Cultura
Fotógrafos são homenageados em exposição na Casa da Cultura
Crédito: Ivan Kligen
O trabalho fotográfico na produção das capas dos discos de vinil é o tema da primeira exposição do projeto Arte na Capa de 2015, organizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do Museu da Imagem e do Som (MIS). O mostra, denominada “Num Click”, iniciada hoje, dia 5, vai até 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. As peças estão expostas na sede da Fundação (Rua Luiz da Rocha Miranda, número 117, Centro Histórico). Com entrada gratuita, o evento é em comemoração ao Dia Nacional da Fotografia, celebrado em 8 de janeiro.
Segundo o diretor do MIS, Guilherme Rodrigues, a ideia é homenagear os fotógrafos responsáveis pelas imagens que ilustram capas de discos da MPB. Ele destaca que o trabalho destes profissionais, há algumas décadas eram tão valorizados quanto às próprias faixas musicais, caracterizando-se como verdadeiros trabalhos artísticos. “Para esta exposição, escolhemos trabalhos assinados por grandes fotógrafos, num total de 17 capas. Inclusive, algumas delas são de autoria de profissionais de Resende e região, como Eduardo Arbex, para os discos de Claúdio Mendandro; e Calino, para o LP do cantor Carlos Kayllane”, citou.
O público verá também trabalhos realizados para artistas renomados como Caetano Veloso, com o disco 'Araçá Azul' (Foto de Ivan Cardoso); Carlos Dafé (Foto de Antonio Guerreiro); e do extinto grupo Secos & Molhados (com capa assinada por Antônio Rodrigues, fotógrafo que atualmente vive em Resende). Além de conhecer os trabalhos dos fotógrafos, o público poderá ouvir as músicas dos respectivos artistas.
Para o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Márcio de Paula, o projeto “Arte na Capa” é uma forma de apresentar mensalmente para o público da região o vasto acervo da instituição.
Palavras chaves: Exposição