Resende

18° Min24º Max

Selo prevenção do site

Mais Informações

O QUE É A COLETA SELETIVA?

Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro, além do óleo de cozinha usado) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em recicláveis e não recicláveis e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.

De forma a sensibilizar as pessoas para a questão do correto tratamento que os resíduos sólidos produzidos no dia a dia devem receber, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Quando falamos em resíduos sólidos, estamos nos referindo a algo resultante de atividades de origem humana, seja urbana, rural, industrial, de serviços de saúde, entre outros.

Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos, ou ainda, fontes de energia. Ao separarmos os resíduos, estamos promovendo os primeiros passos para sua destinação adequada, permitindo assim, várias frentes de oportunidades como: a reutilização, a reciclagem, melhor valor agregado ao material a ser reciclado e melhores condições de trabalho para os catadores de materiais recicláveis. Outras frentes são a compostagem, o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

O QUE É UMA CENTRAL DE TRIAGEM?

É o local para onde são encaminhados os resíduos da coleta seletiva. Este material previamente separado e coletado em residências e comércios será dividido de acordo com a tipologia, para depois ser prensado e, posteriormente, comercializado para as indústrias recicladoras.

A central de triagem é destinada às cooperativas e associações de catadores que hoje trabalham triando e beneficiando os materiais recicláveis provenientes de órgãos públicos, residências, comércios e outros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados