20/07/2009

Vice-Governador participará em Resende de encontro sobre Desenvolvimento

Evento debaterá ações para incremento da economia

Vice-Governador participará em Resende de encontro sobre Desenvolvimento

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A construção de um pólo industrial municipal em Resende será um dos assuntos discutidos nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 10 horas, no salão de convenções do Montese Tower Hotel, que se localiza na entrada da cidade. O encontro com representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, aberto aos empresários de pequeno e médio porte, empreendedores individuais e órgãos governamentais da região do Médio Paraíba, contará com as presenças do vice-governador, Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB); do prefeito José Rechuan (DEM); do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; e do secretário de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento, Cristiano Áureo.

Durante o evento, deverá ser anunciada a formalização de uma parceria entre a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e a Prefeitura de Resende, visando a manutenção das estradas vicinais, estaduais e municipais, que passam pelo município. O objetivo da medida será melhorar as condições voltadas à conservação destas vias na cidade como forma de garantir o escoamento da produção agropecuária, uma das atividades principais da economia do Município e o deslocamento dos moradores da Zona Rural para a área urbana.

Serão apresentadas também no evento, palestras sobre empreendedorismo e gerenciamento de empresas e negócios, com representantes do SEBRAE-RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro) e da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). Representantes da INVEST RIO (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) irão mostrar os incentivos fiscais e linhas de créditos oferecidas pelo Governo do Estado, através do FUNDES (Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social).

A criação de um pólo industrial municipal em Resende e a possível dedução no pagamento de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), nas compras efetuadas pelas prefeituras, de mercadorias e serviços de empresas que atuem dentro do Estado do Rio de Janeiro, serão atrativos a mais para que prefeituras, empreendedores individuais e empresários estejam presentes no encontro, conforme explicou o secretário municipal de Gestão Fazendária e Finanças, Renato Viegas:

– A aquisição de um terreno para a instalação de uma empresa, muitas vezes é o grande empecilho para que novos investidores se instalem em nosso município. Estamos estudando meios para criação de um pólo industrial municipal, onde o empresário use o terreno disponibilizado pelo município, por meio de um termo de cessão de uso, e ofereça, como contra-partida, por exemplo, a geração de empregos (foto)e investimentos em projetos sociais na cidade – salienta Viegas.

Na semana passada, Renato Viegas esteve reunido no Rio de Janeiro com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno. Durante o encontro, o secretário de Finanças de Resende propôs que as prefeituras deduzam a parte que tem direito no ICMS, automaticamente, quando efetuarem compras de produtos ou serviços de empresas com atuação dentro do Estado do Rio de Janeiro. Esta reunião contou ainda com as presenças dos vereadores Carlos Santa Rita (PSDB), Mirim (DEM), Kiko Besouchet (PP) e Josimar Maurício – Tímica (PMDB).

Já o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Resende, Edgar Moreira, que há algumas semanas anunciou a possível doação de um terreno de um milhão de metros quadrados, pela Companhia Estatal Portuguesa Energias de Portugal (EDP), destaca que “o esforço da Prefeitura junto ao Governo do Estado em reativar o processo deste convenio com a EDP, e agora com a possibilidade de um convênio entre o Município e o Estado para a criação do pólo industrial municipal, abre-se um legue de possibilidades muito grande e um motivo a mais para que os empresários e investidores de todas as áreas e de todos os portes estejam presentes no encontro desta quarta-feira”.

Palavras chaves: GERAÇÃO DE EMPREGOS