25/01/2011
Veículos do transporte escolar vão ser vistoriados a partir desta quarta-feira
Objetivo do trabalho é garantir segurança dos estudantes no trânsito da cidade
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Mais de 60 veículos que realizam o serviço de transporte escolar em Resende serão vistoriados a partir desta quarta-feira, dia 26, no Parque de Exposições, pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito do Município.
A fiscalizarão acontecerá até a próxima sexta-feira, dia 28, sempre no horário de 8 às 16 horas, com intervalo para almoço entre 12 horas e 13h30m. Do total de veículos que deverão passar pela vistoria, 45 transportam os alunos residentes na Zona Rural e 19 são os responsáveis pelo transporte dos estudantes na área urbana.
O superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira (foto), informou que a vistoria, além de cumprir uma norma no Novo Código de Trânsito Brasileiro, faz parte das ações determinadas pelo prefeito José Rechuan (DEM) com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes que utilizam o serviço na cidade.
Segundo o Código de Trânsito, a vistoria deve ser realizada duas vezes por ano, de seis em seis meses.
- A segurança dos usuários de todos os serviços de transporte é uma das prioridades da Prefeitura, incluindo os estudantes que são transportados pelos veículos que realizam este tipo de trabalho. Por isso, a vistoria desta semana tem uma importância muito grande. O nosso compromisso é com a segurança dos estudantes – disse Roque Cerqueira, que acompanhará pessoalmente a fiscalização realizada por técnicos da Superintendência.
Entre os itens previstos para serem vistoriados estão os seguintes: conservação e condição de rodagem dos pneus; lataria (pintura e lanternagem); canos de descarga; piso (sem ressaltos); espelho retrovisor dianteiro direito e dianteiro esquerdo; espelho retrovisor interno; buzina; lanterna dianteira e traseira; luzes de freio; luzes de ré; limpadores do pára-brisa; faroletes; conservação das janelas e das portas; cintos de segurança; tacógrafo; e extintor de incêndio.
Pelo Código Nacional de Trânsito, os veículos que prestam o serviço devem ter uma faixa horizontal na cor amarela com 40 centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria, trazendo escrita na cor preta a palavra ESCOLAR; cintos de segurança em quantidade correspondente ao número de passageiros; lanternas de luz branca, fosca ou amarela na parte dianteira e lanterna de luz vermelha na parte traseira, entre outras exigências.
Já os motoristas responsáveis pela condução dos veículos precisam ter idade superior a 21 anos; possuir carteira de habilitação na categoria D; não ter anotada nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os 12 últimos meses; e ter sido aprovado em curso especializado – o funcionamento do curso deve ser regulamentado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
- Os veículos que tiverem suas condições e os documentos aprovados pela vistoria vão receber o Selo de Vistoriado. Se durante o trabalho dos agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito houver a constatação de alguma irregularidade, os responsáveis vão ser notificados a adotarem as providências cabíveis para que possam circular – concluiu Roque Cerqueira.
Palavras chaves: FISCALIZAÇÃO