13/08/2009

Unidade de Tomografia Móvel fará 400 exames em Resende

Serviço foi lançado esta semana na cidade

Unidade de Tomografia Móvel fará 400 exames em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Lançado oficialmente ontem em Resende pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito José Rechuan (DEM), a Unidade de Tomografia Computadorizada Móvel vai atender até o próximo dia 22 (sábado), 208 pacientes do Município, cujos pedidos para realização de tomografias foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida.

A informação é do titular da Secretaria, Daniel Brito, que participou da cerimônia de lançamento do serviço na cidade em companhia do secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes. A Tomografia Móvel ficará em Resende por 15 dias. Na foto, o governador explica detalhes do serviço ao prefeito José Rechuan (à direita).

Segundo Daniel Brito, os exames de tomografia móvel começaram nessa segunda-feira, dia 10, na sede do Corpo de Bombeiros do Município, onde a unidade se encontra instalada. O secretário municipal de saúde explica ainda que, no local, serão feitas tomografias de pacientes residentes em Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Rio Claro, totalizando cerca de 400 exames realizados pelo serviço em Resende nas próximas duas semanas. Planejado para funcionar inicialmente de 7 às 18 horas, o horário de atendimento da unidade poderá ser ampliado de 6 horas à meia-noite.

Instalado em uma carreta especial, o tomógrafo é capaz de realizar um exame em 30 segundos. O resultado fica pronto, no máximo, em 10 dias e será entregue na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida. A equipe da Secretaria Estadual de Saúde que coordena a realização dos exames em Resende é composta por um médico, um técnico em radiologia, um técnico em enfermagem e um enfermeiro-chefe, além de recepcionistas.

- Nossa equipe foi elogiada pelo governo estadual porque cumpriu o prazo e enviou a lista de pacientes com todas as exigências para que o Município pudesse ser atendido por este serviço – afirmou o secretário Daniel Brito.

TRATAMENTO INTENSIVO – Ao lado do governador Sérgio Cabral, o prefeito José Rechuan (DEM) conheceu de perto o funcionamento da Unidade Móvel no Corpo de Bombeiros e disse que o serviço vai agilizar o atendimento aos pacientes da cidade e da região através do SUS (Sistema Único de Saúde).

- Como médico, fiquei emocionado ao ver as imagens da tomografia. Sei das dificuldades que os pacientes enfrentam para realizar este exame, motivo pelo qual trabalhamos muito junto ao Governo do Estado para que o serviço fosse implantado em Resende – disse Rechuan, acrescentando que, além desta unidade, a Prefeitura firmou uma parceria com a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, através da qual poderá ser agendada a realização de tomografias para crianças no Hospital estadual Pedro II (Rio de Janeiro).

Na opinião de Rechuan, a entrega de uma ambulância UTI para a Prefeitura de Resende – o veículo foi adquirido pelo Governo do Estado após a aprovação de uma emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Fernandes (DEM) na Assembléia Legislativa – “representa outra conquista de fundamental importância visando melhorar o atendimento na área de saúde em Resende, além de tornar realidade mais um resultado positivo do trabalho de mãos dadas entre a Prefeitura e a administração do governador Sérgio Cabral”. A UTI também foi entregue ontem durante a visita de Cabral ao Município.

- É importante destacar a participação do deputado Pedro Fernandes em mais esta realização a favor do povo de Resende. Em menos de três meses, a Prefeitura recebeu dois veículos do Estado graças à atuação do parlamentar na Assembléia Legislativa. O primeiro foi a Van zero quilômetro, que chegou ao Município em abril, e hoje transporta pacientes que realizam tratamento em unidades especializadas fora de Resende. Agora recebemos uma UTI equipada. Tudo isso é fruto de um trabalho em conjunto visando melhorar a prestação dos serviços públicos ao cidadão – complementou Rechuan.

Palavras chaves: SAÚDE