13/10/2009

Hospital de Emergência completa 15 anos nesta quinta-feira

Unidade de Pronto Atendimento deverá estar pronta em fevereiro

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Ao divulgar hoje a programação pelo 15º aniversário do Hospital Municipal de Emergência, cujas atividades acontecem nesta quinta-feira, dia 15, o prefeito José Rechuan (DEM) informou que a área onde hoje se localiza a unidade médica, no bairro Jardim Jalisco, vai ser transformada pela Prefeitura em um complexo hospitalar. Este complexo será formado, além do hospital, pelo CDI (Centro de Diagnóstico de Imagem), o Hospital da Criança e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O CDI já funciona no local. A obra do Hospital da Criança, por sua vez, começou a ser construída no primeiro semestre pela atual administração do município. No caso da UPA, a obra será feita em parceria com o Governo do Estado e a previsão é de que a unidade comece a funcionar em fevereiro do próximo ano. Com a implantação da UPA, o Hospital de Emergência passará a realizar os atendimentos de média e alta complexidade. Os casos de urgência ficarão sob a responsabilidade da nova Unidade de Pronto Atendimento. - Além de representar mais um resultado positivo do trabalho conjunto entre a Prefeitura e a administração do governador Sérgio Cabral, a vinda da UPA para Resende vai oferecer instalações mais modernas e dotadas de tecnologia de ponta, possibilitando ainda o aumento do número de leitos destinados ao atendimento da população – disse o prefeito, acrescentando que, com a implantação do Complexo Hospitalar de Resende, “os moradores vão ter serviços importantes dentro da área de saúde pública concentrados num só local”. Médico concursado do Hospital de Emergência desde a sua criação, em 1994, Rechuan disse que a melhoria do atendimento na unidade representa uma prioridade do seu governo, “visto a importância da instituição como referência na região”. Ele lembrou que, nos primeiros nove meses deste ano, diversas ações foram implementadas no hospital visando alcançar este objetivo. Entre as ações destacadas pelo prefeito estão a implantação do sistema de acolhimento por classificação de risco, através do qual os casos mais urgentes têm prioridade na ordem de atendimento; a realização de serviços de melhorias na instituição ; o início da construção do Hospital da Criança e a criação do serviço de atendimento odontológico para os pacientes internados como forma de diminuir os riscos de infecção. Com relação ao quadro de servidores do hospital, Rechuan relacionou a regulamentação do PID (Plano de Incentivo ao Desempenho) e a extensão do pagamento deste benefício a todos os profissionais da unidade, e não apenas aos médicos, como acontecia anteriormente. - Essas medidas fizeram parte de um projeto de lei que encaminhamos à Câmara Municipal, o qual recebeu a aprovação unânime dos vereadores. Dessa maneira, corrigimos algumas injustiças verificadas no pagamento de salários – afirmou, adiantando que a Prefeitura planeja para os próximos meses a realização de um concurso público com vagas destinadas especificamente para o Hospital de Emergência. COMEMORAÇÕES – Em comemoração aos 15 anos do Hospital de Emergência, a Fundação Hospitalar de Resende – entidade mantenedora da instituição – promoverá uma solenidade festiva e um culto ecumênico nesta quinta-feira, a partir de 9 horas, no próprio local. O hospital é uma unidade de referência para a população de Resende e de outros municípios cortados pela Via Dutra. Destinado aos tratamentos de emergência e assistência especializada, a unidade realiza em média 250 atendimentos por dia, além de cirurgias, funcionando 24 horas em regimes de plantão, rotina e sobreavisos. As instalações físicas do hospital são formadas por repouso adulto e infantil; centro cirúrgico; CTI (Centro de Tratamento Intensivo), sala de Raio-X, laboratório e consultório dentário.
Palavras chaves: SAÚDE