Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear)
26/08/2014
Tubulação da rede de abastecimento de água da Avenida Gustavo Jardim está sendo trocada
Sanear determinou que concessionária do serviço realizasse a obra
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Por determinação da SANEAR (Agência de Saneamento do Município), órgão fiscalizador dos serviços de saneamento básico no Município, a concessionária Águas das Agulhas Negras está realizando a troca da rede que compõe a adutora principal de abastecimento de água da Avenida Gustavo Jardim. Segundo a agência, a rede atual feita de ferro fundido existe há mais de quarenta anos e está sendo substituída por tubulação de PVC que garante maior durabilidade, menor índice de manutenção e melhor qualidade no abastecimento.
De acordo com o presidente da agência, José Renato Bruno de Carvalho, estão sendo substituídos aproximadamente 450 metros de tubos de 150 milímetros da adutora principal e mais 530 metros de 50 milímetros que interligam a adutora. Ele explica que, por ser muito antiga, com o tempo a tubulação vai se deteriorando e criando uma incrustação que vai reduzindo a passagem da água até ocorrer o entupimento do cano, gerando possíveis estouros e vazamento.
- Estamos exigindo da concessionária investimentos no sentido de realizar a substituição da rede antiga. Este serviço vai ser benéfico, pois vai gerar menor desperdício e maior pressão da água que chega para o usuário - explicou o presidente do SANEAR.
O serviço de substituição da rede de água da Avenida Gustavo Jardim que está sendo executado pela Águas das Agulhas Negras está ocorrendo simultaneamente às obras de revitalização da avenida. A melhoria faz parte de um convênio com o governo do estado por meio do Programa Somando Forças. Esta obra prevê drenagem de águas pluviais, recapeamento asfáltico da avenida, faixa exclusiva para ônibus, ciclovia e vagas de estacionamento. A revitalização tem recursos no valor de R$ 1.894.728,18.
Palavras chaves: ÁGUA E ESGOTO