15/10/2009

Trânsito: obras de preparação estarão concluídas antes do Natal

Prefeitura dá continuidade a serviços em avenida do Centro

Trânsito: obras de preparação estarão concluídas antes do Natal

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Iniciadas na manhã desta terça-feira, dia 13, as obras de preparação para as mudanças no trânsito de Resende deverão estar concluídas até a primeira quinzena de dezembro. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada. Segundo ele, a Prefeitura trabalha com a proposta de concluir os serviços de preparação em Campos Elíseos e no Centro antes do Natal para não prejudicar o movimento do comércio da cidade, que costuma crescer no fim do ano. Hoje pela manhã (quinta-feira), terceiro dia das obras de preparação, funcionários da TPK Engenharia, empresa vencedora do processo de licitação, continuaram trabalhando na retirada do trevo existente na esquina das Avenidas Saturnino Braga e João Ferreira Pinto, próximo ao Resende Shopping (foto). Com a implantação das modificações no trânsito – previstas para o começo de 2010 – a Saturnino Braga passará a ser mão única no sentido Centro. Durante os trabalhos pela retirada do canteiro neste ponto da cidade, a Guarda Municipal interditou meia pista da Avenida Saturnino Braga e o trânsito foi permitido apenas na direção da Ponte Miguel Couto. Já os carros provenientes de Campos Elíseos tiveram que contornar sob a ponte, através da Avenida Rita Ferreira da Rocha. - É importante enfatizar para a população que o trânsito não muda agora. Neste momento, estamos realizando apenas as obras de preparação. Os locais onde retiramos os canteiros serão, inclusive, sinalizados com estrutura de concreto para que o atual sentido do tráfego de veículos seja mantido. Estamos adotando todas as medidas visando não causar transtornos à população. Ressaltamos novamente que as mudanças no trânsito visam tornar Resende uma cidade dinâmica, atitude e coragem – explicou o secretário. No primeiro dia das obras de preparação, na terça-feira, foram retirados o canteiro central, os postes e a fiação elétrica do canteiro central da Avenida Presidente Getúlio Vargas, próximo ao Colégio estadual Olavo Bilac (Campos Elíseos). Os trabalhos já realizados no local têm como objetivo facilitar as condições para o tráfego dos veículos vindos do túnel da Academia Militar das Agulhas Negras. Nos próximos dias as obras avançam para a Avenida Gustavo Jardim, no Centro. Coordenador do projeto de modificações no trânsito, o secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Tom Kneip, informou novamente que as obras no calçadão só vão começar após o período de natal, durante a execução da segunda etapa do cronograma das obras. De acordo com o projeto, o calçadão será ampliado para a pista da Avenida Albino de Almeida na qual se localiza o Banco do Brasil – atualmente, o calçadão ocupa apenas uma das vias desta avenida.
Palavras chaves: VIAS URBANAS