20/07/2009
Servidores da Saúde participam de curso sobre Biossegurança
Iniciativa tem como objetivo aprimorar conhecimentos da categoria
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida realiza nesta quarta-feira, dia 22, um curso de capacitação em Biossegurança para 30 profissionais de saúde da rede pública e privada. O curso acontece na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), em Campos Elíseos, de 9 às 17 horas.
O objetivo da iniciativa será explicar os procedimentos que devem ser adotados para se evitar contaminação por material biológico. Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Resende, Regina Quaresma, a intenção também é criar multiplicadores dentro das unidades de saúde do município.
- A nossa proposta é a de que os profissionais possam chegar nos seus locais de trabalho e transmitir as informações passadas durante o treinamento para os companheiros de serviço – ressaltou.
A coordenadora do programa destacou ainda a importância desse evento para a capacitação dos profissionais de saúde do município (foto), o qual ela classifica como “uma iniciativa inédita e de fundamental importância”. No entendimento de Regina, “muitos enfermeiros não costumam notificar acidentes com material biológico, por exemplo, se furar um dedo ou ocorrer um corte”.
O curso, que é gratuito, será dado por profissionais capacitados pelo Ministério da Saúde e lotados no CEREST de Volta Redonda (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador). Um dos assuntos do treinamento será a NR 32, conjunto de normas de regulamentação de Biossegurança.
Destacando a importância das ações voltados à capacitação dos profissionais da área de saúde, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito, lembrou que outras iniciativas já foram realizadas este ano com esta finalidade.
Em uma delas, ocorrida no Hospital de Emergência, profissionais da área de enfermagem participaram de uma palestra sobre o tema Políticas de Saúde – o palestrante foi a superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, Inês Leorenza. Numa outra capacitação, funcionários ligados ao Programa Saúde da Família receberam orientações sobre como melhorar ainda mais o atendimento prestado às famílias cadastradas.
Palavras chaves: CAPACITAÇÃO