° Minº Max

Semana da Pessoa com Deficiência terá várias atividades em Resende

Semana da Pessoa com Deficiência terá várias atividades em Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Palestras, seminário, atividades culturais, recreativas e educacionais estão na programação da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, que será promovida pela Prefeitura de Resende, entre os dias 25 e 29 de agosto. O objetivo é destacar as iniciativas de acessibilidade e mobilizar a sociedade em favor dos direitos desses cidadãos.

A apresentação do humorista cego Geraldo Magela, mineiro de Belo Horizonte, marcará a abertura da Semana, na segunda-feira, dia 25. O espetáculo está marcado para as 18 horas, no auditório do Colégio Salesiano.

No dia 26, das 8 às 12 horas, será promovido um encontro com pais de alunos especiais, na sede da Casa da Amizade, onde serão promovidas palestras com psicólogas do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE).

Na quarta-feira, dia 27, das 8 às 12 horas, acontecem apresentações de música e dança do Programa Gente Eficiente e alunos da rede municipal. O evento será realizado na área de lazer Julieta Botelho, o Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta.

No dia 28, também das 8 às 12 horas, a programação será o 3º Seminário de Acessibilidade, na Casa da Amizade. O tema "Desenho Universal é Cidadania" será debatido pela arquiteta Isabela Muller, pós-graduada em sociologia urbana. O evento é aberto ao público. No mesmo dia as escolas promovem várias atividades internas.

Encerrando a Semana, na sexta-feira, dia 29, das 8 às 12 horas, na Casa da Amizade, acontecerá o Encontro com os Profissionais da Educação Especial. Na ocasião, os participantes realizarão uma reflexão da educação especial no âmbito municipal.

- Nesta edição os pais terão ainda mais espaço para expor suas demandas em relação à inclusão - disse a coordenadora de Educação Especial, Terezinha Saloto, destacando que durante a Semana está prevista também a inauguração do Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Resende.

Atualmente, a Secretaria de Educação disponibiliza 32 salas de recursos, com serviços tanto no horário regular quanto no contra turno escolar. Nesses espaços o Atendimento Educacional Especializado (AEE) abrange crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas escolas municipais. Ele é realizado por professores especializados em educação especial, que identificam as necessidades educacionais especiais dos alunos, para definir procedimentos didáticos e pedagógicos diferenciados. Além disso, auxiliam os professores do ensino regular, dando suporte, prestando orientações e participando de planejamentos.

Palavras chaves: INCLUSÃO