Desenvolvimento Rural

02/09/2015

Secretaria de Trabalho e Renda fomenta a agricultura familiar

Governo vai incentivar produtores a comercializar produtos de horta particular

Secretaria de Trabalho e Renda fomenta a agricultura familiar

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

As famílias que sobrevivem de suas plantações terão um novo incentivo para reforçar sua economia. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com as Secretarias de Agricultura e Pecuária e a de Comércio, está visitando produtores do município para incentivar o trabalho da agricultura familiar visando ampliar seus negócios com a possibilidade de criar uma feira centralizando suas mercadorias.

Com uma extensa lista de produtos cultivados entre hortaliças, grãos e frutas, os agricultores interessados poderão aderir ao projeto de aproximação com o consumidor. Uma das localidades visitadas pelo governo municipal para o incentivo à produção e comercialização de orgânicos é a Comunidade Terra Livre, situada na zona oeste da cidade.

- Conhecemos dezenas de moradores da localidade da Terra Livre que sobrevivem da agricultura. Em tempos de crise propomos o apoio à produção para depois criar uma feira de orgânicos que poderá ocorrer aos finais de semana, no Parque das Águas ou na Feira Sertaneja - comenta o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço Filho de Souza Filho.

Um dos beneficiados com a assistência do Município no preparo da terra e que aguarda a criação da feira para escoar suas mercadorias é o agricultor Mário Laurindo da Silva, 60 anos, morador há 17 anos da Comunidade Terra Livre. Em sua propriedade de três alqueires de terras são cultivadas hortaliças, legumes e frutas.

- Para mim é muito importante esta parceria, a iniciativa do governo, porque temos o prazo de um ano para plantar, colher, vender e pagar o empréstimo que fazemos ao banco. Muitas vezes o tempo até a colheita ultrapassa este prazo e nos aperta. Plantamos com a ajuda de empréstimos do governo federal, mas precisamos de alternativas para comercializar nossas mercadorias. A proposta é que o município crie uma feira onde possamos escoar toda a produção de orgânicos e, assim, ampliar nossa renda. A agricultura familiar depende deste apoio - argumenta.

ADESÃO - A aproximação com os produtores rurais resendenses tem ainda o apoio da Câmara de Vereadores e da Associação de Moradores e Amigos da Morada da Montanha e Jardim d'Oeste, que desenvolvem todo primeiro domingo do mês, na Rua dos Irmãos, no Mirante da Serra, a Feira de Produtos Naturais e Artesanato.

Palavras chaves: GERAÇÃO DE RENDA