Resende

9° Min22º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

25/01/2017

Secretaria de Saúde alerta para riscos de vacinação em massa

Até o momento, Resende não registra casos de febre amarela. Especialista incida recomendação médica para aplicação

Secretaria de Saúde alerta para riscos de vacinação em massa

Crédito: Arquivo/COMSOC

A Prefeitura de Resende, através Secretaria de Saúde, informa que, até o momento, não foi registrado nenhum caso de febre amarela no município. A Secretaria ressalta que, mesmo havendo doses disponíveis da vacina no Centro de Imunização de Resende, é importante que haja recomendação médica para a aplicação, já que a substância pode gerar graves reações adversas.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Natália da Costa Campos, em apenas um dia, chegaram a ser aplicadas 250 doses da vacina, enquanto durante todo o ano de 2016 apenas 329 pessoas solicitaram a mesma prevenção.

- É importante que nossa população tenha ciência de que não há necessidade de vacinação em massa. O medicamento é indicado para pessoas que tenham viagem marcada para regiões onde há evidências de surto. A vacina é perigosa. Por isso, é solicitada sua aplicação, pelo menos dez dias antes de viajar, pois ela pode gerar graves efeitos colaterais, como encefalite, anafilaxia e reações alérgicas,  meningite ou até a própria febre amarela pós-vacinal, ocasionando, inclusive, a morte – explica a superintendente.

CUIDADOS AO VACINAR

Natália da Costa Campos explica ainda que a Prefeitura de Resende  realizou na semana passada um mutirão de limpeza na Cidade Alegria, e realizará outro já no próximo fim de semana na região do Grande Paraíso, visando o combate ao Aedes aegypti.

- Sempre é preciso estar alerta a possíveis casos de febre amarela. Mas, neste momento, nossa principal preocupação com relação ao Aedes aegypti, é com Zika vírus,  dengue e chicungunya – afirma.

A vacina contra a febre amarela não deve ser aplicada em alguns casos, tais como:

. Crianças menores de seis meses
. Paciente com neoplasia (radioterapia, quimioterapia)
. Pessoas com histórico de reação anafilática, com alergia ao ovo
. Pessoas portadoras do vírus HIV
. Gestantes
. Pessoas que fazem uso de medicações imunossupressoras
. Pacientes que fizeram transplante de órgãos

Palavras chaves: Febre Amarela
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados