° Minº Max

EDUCAR

18/03/2015

Secretaria de Obras esclarece construção de creche na Morada da Barra

Secretário garantiu qualidade da estrutura da unidade

Secretaria de Obras esclarece construção de creche na Morada da Barra

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Em sessão na Câmara de Vereadores ontem, dia 17 de março, o secretário de Obras, Rubens Almada, garantiu a qualidade da estrutura da creche em construção no bairro Morada da Barra, desmentindo boatos veiculados na imprensa. A participação do secretário foi solicitada através de um requerimento de informação de autoria do vereador Kiko Besouchet.

Rubens Almada explicou que as obras tiveram início no final de 2012 e estão sendo custeadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal, e contrapartida da Prefeitura, no valor total de R$ 1,8 milhão.

O secretário de Obras apresentou também toda a documentação referente à contratação das empresas responsáveis pela obra. A empresa Gussen Ribeiro Construtora LTDA iniciou os serviços de construção da creche, no valor contratado de R$ 1.239.557,29. Em 2014, a empresa solicitou reajuste no valor do contrato alegando desequilíbrio financeiro. Como a Prefeitura não concedeu a revisão do valor, a empresa pediu encerramento do contrato. Pelos serviços já realizados, foi pago o valor de R$ 611 mil.

Segundo Rubens Almada, o governo municipal realizou então nova licitação, na qual a empresa C. A. Miranda LTDA foi a vencedora. O novo contrato, também no valor de R$ 1.239.557,29, passou a incluir serviços complementares, como construção de muro, entre outros. A obra foi retomada em abril de 2014 e segue com término previsto para setembro deste ano.

O secretário destacou ainda que, além da fiscalização de engenheiro da Prefeitura, a obra conta com engenheiro responsável técnico que responde legalmente pela qualidade de todos os serviços executados.

- Até o momento foi constatado o cumprimento de todas as normas - afirmou.

A unidade vai atender, em horário integral, 120 crianças de três meses a três anos de idade.

Palavras chaves: OBRAS