14/10/2009

Secretário Nacional participa de encontros em Resende

Rechuan destaca ações da Prefeitura no enfrentamento do problema

Secretário Nacional participa de encontros em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário nacional de Políticas Sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, participa esta semana de dois eventos promovidos em Resende visando debater a prevenção e o combate ao uso de drogas. Amanhã, quinta-feira, dia 15, às 16 horas, ele estará na reunião do Conselho Municipal Anti-Drogas de Resende. O encontro será realizado na Iª Igreja Batista de Resende, que se localiza na Avenida Nova Resende 369, próximo à Ponte Miguel Couto, em Campos Elíseos. Já na sexta-feira, 16, às 10 horas, ele participará da reunião do Projeto Cercanias, no auditório da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), situado próximo à 89ª Delegacia Legal de Polícia (Jardim Jalisco). Implantado este ano sob a coordenação da secretaria executiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Projeto Cercanias reúne 15 municípios do eixo Rio-São Paulo e Minas Gerais com o objetivo de discutir ações comuns em vários setores essenciais do serviço público, entre eles saúde, educação, desenvolvimento e segurança. Segundo o prefeito José Rechuan (DEM), nos dois encontros a pauta principal será a realização de ações públicas contra as drogas. Ele lembra que, desde janeiro, a Prefeitura vem demonstrando sua preocupação com o problema, através de iniciativas concretas neste sentido, entre elas o Iº Fórum Municipal Sobre Drogas, realizado em julho, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco) - foto; a Conferência Municipal de Segurança Pública, ocorrida no mesmo local; o lançamento do Projeto Viva Sem Drogas; e a criação do projeto de inclusão social Segundo Turno, através do qual estudantes da rede pública começaram a participar de atividades culturais, recreativas, esportivas e sociais em vários bairros. Além disso, Rechuan destaca que, em reuniões realizadas este ano com o ex-comandante da Polícia Militar em Resende, Alnyr Ribeiro, e o seu sucessor no cargo, Lima Castro, atual comandante da corporação no Município, ele solicitou o reforço no policiamento ostensivo para combater o tráfico de drogas. - A presença do Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas na cidade será de fundamental importância para que possamos aprofundar as ações já realizadas pelo nosso governo visando a formalização de parcerias com o Governo Federal que tornem realidade programas de prevenção e combates às drogas. Recentemente, por exemplo, o diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos (Ed Murph) esteve reunido com o secretário nacional em Brasília, onde apresentou algumas das propostas do Município. Com apenas nove meses de governo, já colocamos em prática iniciativas importantes visando evitar os transtornos causados pelas drogas na sociedade, especialmente na vida dos nossos jovens. A nossa proposta é ampliar cada vez mais o leque de ações – disse o prefeito. Presidido pelo diretor de Ordem Pública da Prefeitura de Resende, José Antônio dos Santos (Ed Murph), o Conselho Municipal Anti-Drogas da cidade é formado por representantes das seguintes instituições: secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Solidariedade; Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida; Desenvolvimento Humano e Fraternidade; Guarda Municipal; Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende); Jornal Beira-Rio – ALCS Comunicação e Publicação Ltda; Igreja Metodista Central de Resende; Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município; Sistema Porto Real de Comunicação; Pastoral da Sobriedade; IDEAIS (Instituto de Desenvolvimento em Ação e Integração Social); Batalhão da Polícia Militar de Resende e 89ª Delegacia Legal de Polícia do Município.
Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA DROGAS