07/03/2019
REUNIÃO DISCUTE PLANO DE AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Atividades serão desenvolvidas em conjunto ao longo do período letivo deste ano
Crédito: Divulgação PMR
Com o início do ano letivo escolar de 2019, a Prefeitura deu inicio também ao planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE). Na última quarta-feira, dia 27, diversos setores da gestão municipal se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Educação , para discutir o plano de ações integradas que serão desenvolvidas ao longo do ano pelo projeto.
Dentre os assuntos tratados na reunião, ficou definida a expansão do alcance do programa para mais duas escolas da Zona Rural. Com isso, o PSE passa a atuar em um total de 53 unidades espalhadas por todo o município, tanto da Zona Urbana quanto da Zona Rural.
Ao todo, 12 ações são ofertadas pelo programa atualmente. Entre elas estão: combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção e avaliação de saúde bucal, prevenção do uso de álcool e drogas e muitos outros. As atividades acontecem através de visitas às escolas e são desenvolvidas por equipes especializadas, que utilizam, além de palestras de conscientização, jogos e informações que ajudam a promover a saúde dos estudantes de forma divertida e interativa.
Para que as ações transcorram corretamente, diversas frentes da Prefeitura participam das ações, como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) e o Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende (CEDEVIR). Cada frente participa de ações as quais possui vínculo. Em Resende, o PSE é uma parceria firmada entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e está vinculado à Atenção Básica de Saúde (SMS).
Atualmente, o PSE é composto por Daniela Theodoro, que representa a Saúde (SMS), João Octávio Caranzano Moraes, representando a Educação (SME), e Juliana Martins, representante da Saúde Bucal no Programa. Além disso, o programa também conta com a equipe pedagógica da SME e com a equipe do CEMAE (Centro Municipal de atendimento ao Educando). De acordo com a coordenadora Daniela, a reunião é fundamental para alinhar os setores da Prefeitura e atualizar cada frente sobre as ações as quais farão parte.
- A missão do Programa é atuar paralelamente às atividades escolares, identificando eventuais necessidades como problemas de audição, obesidade e hipertensão arterial. Também lidamos com problemas que costumam estar em estágio inicial na idade escolar, como consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Para tanto, é muito importante que seja um trabalho integrado e com planejamento – explica a coordenadora.
Palavras chaves: Educaçao; Saúde Na Escola