21/01/2022

RESENDE VACINA CRIANÇAS DE 11 ANOS E DE 5 A 11 ANOS COM COMORBIDADE, DEFICIÊNCIA PERMANENTE OU AUTISMO

Ação acontece nesta segunda-feira, 24, das 13h30 às 16h, em diferentes postos

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, prepara para a próxima segunda-feira, dia 24, a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, que possuem comorbidades, deficiência permanente ou autismo. Além disso, também poderão ser vacinadas neste dia, as crianças com 11 anos em geral. A vacinação será das 13h30 às 16h, nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização. Vale destacar que nesta etapa não haverá vacinação na Policlínica Manejo, pois outras atividades acontecerão neste dia na unidade.

Os pais e responsáveis das crianças de 5 a 11 anos precisam apresentar um laudo médico que comprove a comorbidade, deficiência permanente ou autismo. A lista completa de comorbidades ou deficiências permanentes incluídas como prioritárias para a vacinação pode ser conferida em: https://resende.rj.gov.br/vacinacao

Para a vacinação do público infantil são necessários os documentos de identificação da criança, cartão do SUS (se possuir), cartão de vacinação da criança e CPF. Também é necessário apresentar o comprovante de residência do responsável. Além disso, os pais ou responsáveis devem estar presentes. Em caso de ausência dos pais, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, que poderá ser encontrado nas unidades de saúde.

O secretário de Saúde, Tande Vieira, destaca que as crianças precisam ter um intervalo de 15 dias com outras vacinas para receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

-Iniciamos essa importante etapa da vacinação, que é a vacinação dos pequenos de 5 a 11 anos, no último dia 17. Nesta próxima segunda-feira, iremos vacinar o público que possui comorbidades, deficiência permanente ou autismo, e já conseguiremos também vacinar as crianças com 11 anos em geral. E aos poucos, conforme recebemos as novas doses pediátricas do Governo Federal, iremos contemplar mais faixas etárias. Por isso, pedimos que os pais e responsáveis acompanhem suas crianças para a imunização. Assim alcançaremos um número maior de vacinados no município. Mas mesmo com a vacinação deles, os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser mantidos. Continuem usando máscara, higienizando as mãos e evitando as aglomerações - disse Tande Vieira.

A gestão municipal ressalta que o imunizante autorizado pela Anvisa para aplicação em crianças de 5 a 11 anos é a Pfizer pediátrica, que tem a tampa e o rótulo de cor laranja, diferente da vacina dos adultos, que são roxos. O intervalo entre as doses é de, no mínimo, oito semanas. Crianças que estiverem infectadas com a Covid-19, mesmo que assintomáticas, precisam aguardar 28 dias para receber a vacina.

Palavras chaves: Vacinação Covid-19; Crianças 5 A 11 Anos