27/07/2009

Resende receberá Unidade de Tomografia Móvel

Estado atende pedido de Rechuan para funcionamento do serviço na cidade

Resende receberá Unidade de Tomografia Móvel

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou que Resende receberá a Unidade de Tomografia Móvel do Governo do Estado no próximo dia 11 de agosto. A informação foi divulgada pelo prefeito, após uma audiência entre ele e o secretário de saúde do Estado, Sérgio Côrtes. Realizada no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira, 27, a audiência contou também com a participação do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida da Prefeitura de Resende, Daniel Brito (na foto, à esquerda do prefeito). No encontro, o prefeito foi informado de que o governador Sérgio Cabral (PMDB) estará em Resende no próximo dia 11 para fazer o lançamento do serviço no Município.

A unidade de Tomografia Móvel ficará duas semanas ao lado do Hospital Municipal de Emergência. O funcionamento da Unidade no Município tinha sido pedido por Rechuan durante a sua audiência com o governador, no começo deste mês, no Palácio Laranjeiras. Segundo o secretário Daniel Brito, a expectativa da Prefeitura é realizar as tomografias cujos pedidos já estão na Secretaria Municipal de Saúde.         - Temos uma demanda reprimida em média de 200 pacientes. Já iniciamos um levantamento de todos os casos em que há necessidade de exames de qualquer tipo de tomografia, inclusive de emergência, visando realizar o maior número possível durante a estada da Unidade Móvel do Estado em Resende – afirmou Brito.

O secretário acrescentou ainda que a unidade trará uma economia aos cofres municipais em torno de R$ 600 mil. Atualmente, a realização destes exames na cidade é feita em firmas contratadas pela Prefeitura, já que o Município não dispõe do serviço na rede pública. O custo de cada exame gira hoje em torno de R$ 300,00.  Além da Unidade Móvel em Resende a partir do dia 11 de agosto, o Governo do Estado disponibilizará também médicos e funcionários para a operação do serviço no Município. Em contrapartida, a administração municipal ficará responsável pela parte logística e de infra-estrutura.

Na opinião do prefeito José Rechuan, a chegada da Unidade Móvel de Tomografia torna realidade mais um trabalho realizado de mãos dadas este ano entre a Prefeitura e o Governo do Estado pela população do município.

Lembrando outras ações já colocadas em prática este ano, através de parcerias entre as duas instituições, como a chegada de um veículo rabecão para o Instituto Médico Legal e a cessão de uma máquina retroescavadeira utilizada na limpeza de córregos e ribeirões da cidade, além da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cuja construção começará nos próximos meses, Rechuan disse que “existem perspectivas claras de que o Município será beneficiado por outras obras e serviços realizados em conjunto pelo Estado e o Município”.

- Recentemente, tivemos a oportunidade de anunciar investimentos estaduais da ordem de R$ 30 milhões em Resende, principalmente nas áreas de infra-estrutura e saúde. Isso mostra o quanto as autoridades municipais e o Governo do Estado estão comprometidas com o bem-estar da população. Reafirmamos que os interesses do povo resendense devem estar sempre em primeiro lugar – disse Rechuan.

Palavras chaves: SAÚDE