Governo

27/10/2021

RESENDE MANTÉM SERVIÇOS ESSENCIAIS DE PRONTIDÃO NO FERIADO PROLONGADO DE FINADOS

Governo municipal decretou facultativos os pontos nas repartições públicas nos dias 28 de outubro (Dia do Servidor Público), 29 de outubro e 1º de novembro

Crédito: Arquivo PMR - Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende estará com os serviços essenciais de prontidão durante o feriado prolongado de Finados, celebrado no dia 2 de novembro. A data faz parte do calendário nacional. Por meio do Decreto Municipal nº 14.486 de 8 de outubro de 2021, foi decretado facultativos os pontos nas repartições públicas municipais nos dias 28 de outubro (Dia do Servidor Público), 29 de outubro e 1º de novembro.

Com o feriado prolongado, o expediente nas repartições públicas municipais em Resende terá serviços essenciais funcionando normalmente ou em regime de plantão, como nos casos do atendimento emergencial na área da saúde e do recolhimento de lixo, além da Defesa Civil.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os atendimentos prestados à população no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori e no Hospital da Criança Albert Sabin seguem normalmente todos os dias. Além disso, também haverá atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Grande Alegria, e no Pronto Atendimento do Paraíso. Todas estas unidades funcionam 24 horas.

Durante este feriadão, a população poderá contar ainda com os serviços de remoção de pacientes prestados pela Central de Ambulâncias, que pode ser acionada por meio do telefone 3381-4493. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) segue atuando pelo telefone 192.

As Unidades de Saúde da Família (USFs/postos de saúde) e as policlínicas do município estarão fechadas entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, retornando no dia 3 de novembro.

Santa Casa de Misericórdia

De acordo com informações da Direção da Santa Casa de Misericórdia, os atendimentos ambulatoriais do SUS (Sistema Único de Saúde) estarão suspensos nos dias 28 e 29 de outubro e 1º e 2 de novembro, bem como os serviços dos setores administrativos. O funcionamento interno da Santa Casa segue normalmente, de acordo com as escalas de plantão.

Hemonúcleo

O Núcleo de Hemoterapia de Resende (NHR), que funciona ao lado do Hospital de Emergência, no bairro Jardim Jalisco, interromperá suas atividades durante o feriado prolongado (dias 28 de outubro e 1º e 2 de novembro), exceto no dia 29 de outubro, que estará aberto. Na quarta-feira, dia 3 de novembro, o Hemonúcleo de Resende volta a funcionar normalmente entre 7h e 17h (com horário de almoço das 12h às 13h). O período de doação de sangue acontece das 8h às 11h. De preferência, o procedimento deverá ser agendado pelo telefone (24) 3381 4834.

Defesa Civil

A Defesa Civil do Município estará de plantão 24 horas todos os dias, visando atender possíveis casos de emergência e calamidades públicas, tais como: alagamentos provocados por fortes chuvas e desmoronamentos, entre outros desastres naturais. O telefone gratuito disponível é 199.

Recolhimento de Lixo Doméstico

Outro serviço essencial que não sofrerá interrupções durante o recesso será o recolhimento de lixo doméstico, que permanecerá com o calendário de coleta inalterado, com os mesmos dias e horários, conforme repassado pela Superintendência de Serviços Públicos. Os trabalhos de capina e roçada seguem nos dias 28 e 29 de outubro, folgando apenas nos dias 1º e 2 de novembro.

Abastecimento de Água

Os casos de falta d’água ou problemas na rede de esgoto deverão ser comunicados à concessionária Águas das Agulhas Negras pelo telefone 0800 762 0422, cuja ligação é gratuita.

Já a Sanear (Agência de Saneamento do Município de Resende), que é a agência reguladora e fiscalizadora dos serviços de saneamento básico, estará com as atividades suspensas entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, retornando no dia 3 de novembro.

Assistência Social e Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos continuará com os serviços de alta complexidade em pleno funcionamento, que são os abrigos para crianças e adolescentes, além do Acolhimento Institucional – Abrigo (funciona 24 horas), que atende a população de rua. O Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher) estará em regime de sobreaviso neste feriado prolongado, com o telefone (24) 3360 9824, agora também no WhatsApp. É importante ressaltar que a secretaria também atua no Plantão Social, mecanismo acionado por hospitais e órgãos de segurança pública em casos de necessidade.

Amar

A sede da Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (Amar) não funcionará neste feriado prolongado, entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro. Haverá plantão para atendimento em situações emergenciais, como corte e poda de árvores. O trabalho de fiscalização ambiental da Guarda Civil Municipal de Resende continua em regime de plantão. O Aterro Verde permanece com os serviços normalmente. Já o trabalho de coleta seletiva será interrompido no dia 2 de novembro.

Sine Resende

No feriadão, o Sine (Sistema Nacional de Emprego) Resende não abrirá, retomando os trabalhos na quarta-feira, dia 3 de novembro, das 8h às 17h. A sede do Sine Resende fica na Rua Gulhot Rodrigues, 257, no bairro Campos Elíseos. As vagas disponíveis podem ser acessadas por meio do site da Prefeitura de Resende (resende.rj.gov.br/sine-resende).

Palavras chaves: Feriado, Finados, Dia Do Servidor Público, Serviços Essenciais