Chefia de Gabinete

Secretário Estadual do Ambiente destaca avanço de Resende na área

Resende é destaque no saneamento básico

Crédito: Divulgação

O prefeito José Rechuan recebeu oficialmente nesta terça-feira, dia 25, do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, o Plano Municipal de Saneamento Básico, durante evento realizado nesta terça-feira, dia 25, na sede da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). O Plano foi elaborado por meio de um convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente, sob a intermediação da AGEVAP.

- O saneamento básico é um dos maiores desafios ambientais e sociais do país. Por isso, quero parabenizar o prefeito José Rechuan e aproveitar para entregar o Plano Municipal de Saneamento de Resende, instrumento que vai nortear o planejamento e a busca por recursos. Resende é o município com maior percentual de tratamento de esgoto do lado fluminense da bacia do Paraíba e agora pode avançar ainda mais – ressaltou o secretário estadual do Ambiente.

Já o prefeito José Rechuan apontou que o Plano dá autonomia para a Prefeitura buscar recursos para investir, principalmente na área rural do município, que não é concedida à empresa Águas das Agulhas Negras. Além disso, estabelece metas a serem cumpridas pela concessionária na questão do abastecimento de água e de tratamento de esgoto.

- Este plano é de suma importância porque é o resultado de um planejamento que visa projetar os investimentos no setor para os próximos 20 anos. Os municípios têm até o dia 31 de dezembro deste ano para aprovar os planos para ter acesso a recursos federais. E Resende mais uma vez sai na frente – avaliou o prefeito Rechuan.

De acordo com o presidente da Sanear (Agência de Saneamento de Resende), José Renato Bruno Carvalho, o plano foi elaborado por uma equipe técnica da Prefeitura, em parceria com a empresa Vallenge Consultoria Projetos e Obras Ltda.

Em abril, foi realizada uma audiência pública, quando a população pode apresentar sugestões. Após a audiência, a Prefeitura encaminhou a versão final para a Secretaria Estadual, que aprovou o documento. Nesta terça-feira, o secretário André Corrêa entregou o plano encadernado para o município. O evento teve a participação também da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB).

Palavras chaves: SANEAMENTO