Chefia de Gabinete

09/06/2014

Resende adere a Plano Juventude Viva

Programa prevê enfrentamento à violência contra os jovens

Resende adere a Plano Juventude Viva

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan assinou no sábado, dia 7 de junho, no Espaço Z, o termo de adesão ao Plano Juventude Viva, uma nova iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar direitos e prevenir a violência que atinge a juventude, em especial jovens negros, que são as principais vítimas de homicídios no Brasil, segundo dados do programa.

Em Resende, a Secretaria Municipal de Relações Comunitárias, por meio das coordenadorias de Juventude e da Promoção da Igualdade Racial, serão responsáveis pelo programa. Segundo o secretário da pasta, Ubiratan Oliveira, o Birinha, a assinatura do termo de adesão aconteceu durante o lançamento da ação na cidade, com palestra do representante da coordenação regional do Programa, Juliano Gonçalves Pereira, representando também a Coordenação Nacional da Região Sudeste, que explicou quais são as etapas do plano, como será o atendimento ao jovem, entre outros assuntos.

Em âmbito federal, o programa é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com articulação entre vários ministérios, entre eles o Ministério da Saúde. O plano articula políticas sociais para prevenção da violência com ações nas áreas de educação, trabalho, cultura, esporte, saúde e segurança pública.

- Ao final do evento, as entidades representativas da juventude em Resende puderam discutir a elaboração do Plano Municipal de Prevenção à Violência Contra a Juventude, propondo ações de enfrentamento ao problema - explicou o secretário municipal de Relações Comunitárias.

Palavras chaves: JUVENTUDE