18/08/2009

Rechuan: "Festival de Teatro reforça ações pelo resgate do Cinema Vitória"

Prefeito divulga mensagem de boas-vindas aos participantes do evento

Rechuan: "Festival de Teatro reforça ações pelo resgate do Cinema Vitória"

Crédito: Wagner Alves -ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) - foto, divulgou esta semana uma mensagem através da qual ele dá às boas-vindas aos participantes do IXº FESTER (Festival de Teatro de Resende). Ele frisou ainda que o evento torna realidade outra ação importante no sentido de resgatar o Cinema Vitória como local para a realização de espetáculos culturais e sociais do Município.

Segundo a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, a atual administração do Município vem agilizando as conversações com os proprietários do cinema visando desapropriar o espaço para a transformação dele em um cine-teatro, o qual abrigará também a Biblioteca Municipal. No caso da biblioteca, esta instituição já começa a funcionar em setembro no local. A previsão é de que a desapropriação do imóvel, que hoje está alugado para a Prefeitura, aconteça até o próximo ano.

A integra da mensagem de Rechuan para o Festival de Teatro é a seguinte:

“Para a Prefeitura, é motivo de muita satisfação realizar a nona edição do Festival de Teatro de Resende - um evento que valoriza uma das manifestações mais importantes da cultura brasileira, coloca em destaque o nosso município no cenário nacional e é de grande importância para apresentar o trabalho dos artistas que proporcionam alegria e diversão para milhares de pessoas.

No caso da nossa administração, o IX Festival de Teatro tem mais um significado: ele representa outro passo em busca do resgate do Cinema Vitória como palco histórico da nossa cultura. Este espaço foi inaugurado há mais de 50 anos e marcou época na vida do nosso povo.

Aos grupos que vão participar do Festival de Teatro, manifesto as boas-vindas da Prefeitura. O  papel de cada um  será fundamental para escrever mais um capítulo de sucesso deste espetáculo. Deixo meu agradecimento também aos espectadores e às espectadoras do evento.

Por fim, o número de peças inscritas, de vários estados do Brasil, dá uma dimensão exata do alcance do Festival de Teatro de Resende, onde a cultura sempre teve um papel de destaque. Basta lembrar os lindos versos do poeta Luiz Pistarini, os quais compõem o hino oficial do nosso município:   “Resendenses, entoemos um hino, que fulgure qual mundo de sóis, a esta terra que é um berço divino, de poetas, de artistas, de heróis!”.

Palavras chaves: CENTRO HISTÓRICO