22/07/2009

Rechuan pede apoio do Estado para recuperação de estradas rurais

Prefeito e secretários de estado participam de Encontro sobre Desenvolvimento Econômico

Rechuan pede apoio do Estado para recuperação de estradas rurais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Com o objetivo de melhorar o trabalho de conservação, manutenção e recuperação das estradas rurais do Município, o prefeito José Rechuan (DEM) reforçou hoje pela manhã, por meio de um ofício ao Governo do Estado, a cessão de máquinas e equipamentos para a cidade. O ofício foi entregue ao secretário estadual de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento, Christino Áureo, durante a realização do Encontro Regional de Desenvolvimento do Médio Paraíba, ocorrido no salão de convenções do Montese Tower Hotel. Promovido através de uma parceria do Estado com a Prefeitura, o encontro contou também com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno (à esquerda na foto), além de secretários municipais e lideranças do setor empresarial de Resende.

Para Rechuan (à direita, na foto), melhorar as condições para o tráfego de veículos nas estradas rurais “representa uma ação importante de infra-estrutura na área do desenvolvimento econômico”. Ele salientou que a agropecuária representa também uma das atividades principais da economia resendense.

- Desde o início da nossa administração, temos trabalhado muito visando assegurar as condições de tráfego nas estradas vicinais, garantindo com isso o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento dos moradores da zona rural para a área urbana. Isso sem contar o fato de que, ao investir nas estradas rurais, o Poder Público contribui também de forma decisiva para o incremento do turismo, pois muitas comunidades rurais se localizam às margens destas vias. A Prefeitura vem trabalhando muito na conservação e na recuperação de muitos trechos, mas precisamos do apoio do Governo do Estado para que estas ações possam ser melhoradas e ampliadas ainda mais – disse o prefeito, que durante a entrega do ofício estava acompanhado pelo diretor de obras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Miguel Dias.

Sobre o encontro, o Rechuan fez questão de destacar a preocupação do governador Sergio Cabral (PMDB) em voltar sua atenção também para as necessidades dos municípios do interior.

- Tenho comprovado a disposição do governador em ajudar não só Resende como outras cidades fluminenses. Ele tem mostrado o que o Estado é capaz de fazer. Prova disto foi  seu pronto atendimento as nossas reivindicações, como na abertura do IML, que acontecerá em breve, e o envio do rabecão, além do aporte de recursos para investimentos em Resende nas áreas de saúde e infra-estrutura, entre outros setores – acrescentou Rechuan.

Durante o encontro, representantes da InvesteRio, da CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro) e do SEBRAE-RJ (Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado do Rio de Janeiro) apresentou a empresários e empreendedores os programas, incentivos fiscais e linhas de créditos oferecidos aos empresários interessados em instalar ou implantar seus negócios na região sul fluminense. O secretário Júlio Bueno destacou que “o momento vivido pelo Estado do Rio é o melhor em termos de investimentos”.

- O Estado está vivendo uma grande fase de investimentos. Temos hoje o Rio de Janeiro como o centro da produção de petróleo e de gás. Temos ainda os setores de siderurgia, petroquímico e de logística que nos colocam com grandes perspectivas para os próximos anos no cenário da economia nacional – afirmou Bueno, representante do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, que, inicialmente, participaria do encontro.

Palavras chaves: AGROPECUÁRIA