Assistência Social e Direitos Humanos

02/01/2012

ProJovem oferece 120 vagas para ações de inclusão social

Capacitação para o mercado de trabalho: uma das atividades realizadas

ProJovem oferece 120 vagas para ações de inclusão social

Crédito: Jorge Trindade - ACOM / PMR

A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, inicia na próxima segunda-feira, dia 09 de janeiro, as inscrições para o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).

O Projovem é um programa de inclusão social realizado através de uma parceria da Prefeitura de Resende com o Governo Federal.

Estão sendo disponibilizadas 120 vagas na cidade e os jovens selecionados vão participar, a partir do dia 06 de fevereiro, de várias atividades culturais, sociais e esportivas desenvolvidas nas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que funcionam nos bairros Lavapés, Toyota, Itapuca e Jardim Esperança.

Para se inscrever, os jovens precisam estar matriculados em alguma escola da cidade, pertencer a famílias beneficiadas com os recursos do Programa Bolsa Família em Resende e apresentar um documento de identidade, além de uma autorização emitida pelos pais ou responsável.

As matrículas poderão ser feitas nas próprias unidades do CRAS, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Outras informações devem ser obtidas através dos telefones 3360-9887 e 3360-9550 (unidade do Lavapés), 3354-4676 (Jardim Esperança), 3360-5098 (Toyota) e 3381-6174 (Itapuca).

- Os jovens interessados terão ainda que morar nas referidas áreas de abrangência de cada uma das quatro unidades do CRAS. A partir do início das atividades no projeto, o tempo estabelecido para a permanência no programa será de dois anos – disse a coordenadora do ProJovem Adolescente em Resende, Rita de Cássia Monnerat.

Através do ProJovem são oferecidos atividades de Dança, Esporte, Capoeira, Maracatu, Coral, Orientação Vocacional, Palestras e Debates sobre temas atuais (Sexualidade, Drogas e Comportamento), além das viagens culturais.

Uma das propostas do programa é garantir aos jovens o direito à cidadania e proporcionar a eles conhecimentos relacionados ao mercado de trabalho, projetos alternativos de geração de renda e ações comunitárias.

Em 2011, a Prefeitura, através de uma parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), possibilitou que 60 jovens participantes do programa, realizassem o curso de Práticas de Escritório.

Os alunos aprenderam técnicas sobre a iniciação ao mercado de trabalho, apresentação pessoal, atendimento ao cliente, noções de Inglês e Espanhol, redação, informática básica, arquivamento de documentos e protocolo.

Outra ação que garantiu a capacitação dos adolescentes aconteceu através do Programa Capacita Comércio, numa iniciativa conjunta da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e o SEBRAE-RJ (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa).

Foram oferecidos cinco cursos beneficiando 25 estudantes, que aprenderam noções sobre atendimento ao público, técnica de vendas e estoque, entre outros procedimentos, recebendo dessa maneira a qualificação visando trabalhar no comércio da cidade.

O CRAS Lavapés fica na Rua Celestina de Paula, e atende moradores dos bairros Lavapés, Vila Adelaide, Vila Central, Alto dos Passos, Morro do Batista, Morro do Machado, Vila Moderna, Vila Vicentina, Santo Amaro, Acesso à Fazenda da Glória, Surubi e Novo Surubi.

Já o CRAS Toyota, que fica na Avenida Projetada, atende os moradores do Toyota I e II, Vila Isabel, Jardim Primavera I, II e III, Morada do Contorno e Jardim Aliança.

Localizado na Rua Willy Faustich 64, o CRAS Itapuca é responsável pelo atendimento das famílias residentes nos bairros Itapuca, Baixada da Olaria, Mutirão, Vila Santa Isabel, Elite, Morada da Felicidade e Alegria Velha.

Já os moradores da Fazenda da Barra I, II e III, Jardim Esperança, Jardim do Sol, Granja, Parque Embairxador, Campo Belo, Morada da Barra e Parque Minas Gerais são assistidos pelo CRAS do Jardim Esperança, cujo endereço é Rua Frei Tito.

Palavras chaves: JUVENTUDE