Chefia de Gabinete

22/09/2015

Projeto Mulheres que Costuram entrega certificados para 30 aprendizes

Curso ensina técnicas de costura à mão

Projeto Mulheres que Costuram entrega certificados para 30 aprendizes

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

O Projeto Mulheres que Costuram em Casa realizou nesta segunda-feira, dia 21, a solenidade de entrega de certificados a alunas que iniciaram suas atividades no curso de costura à mão no primeiro semestre. São 30 aprendizes concluintes que receberam capacitação nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros Paraíso, Fazenda da Barra II, Lavapés, Itapuca e Toyota.

A solenidade teve a presença do prefeito José Rechuan (PP) e da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB), além do secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho, e da instrutora do projeto e superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona. O evento contou também com uma mostra de peças costuradas pelas concluintes.

Para o prefeito Rechuan iniciativas como esta surgem como alternativa contra a crise. “É o momento de criatividade e demonstramos isso capacitando estas mulheres que passaram a adquirir conhecimento para uma técnica de costura que permite agregar renda. Isso é fundamental e todas estão de parabéns pelo empenho”, disse o prefeito.

Durante o evento a deputada Ana Paula Rechuan anunciou que pretende tornar o Projeto Mulheres que Costuram em Casa uma iniciativa de âmbito estadual, a partir da experiência desenvolvida pela Prefeitura de Resende. Ela confirmou a criação de um projeto de lei com este tema em trâmite na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e também o incentivo para o curso através da Sala do Empreendedor.

- Entramos com projeto de lei na Alerj baseado no trabalho desenvolvido em Resende. Queremos levar o projeto Mulheres que Costuram em Casa para todo o estado do Rio de Janeiro. Uma realidade que beneficia os moradores de Resende e com a contribuição da AgeRio (Agência Estadual de Fomento) pretendemos facilitar linhas de créditos para as praticantes adquirirem também alguns equipamentos e aviamentos. Transformar o aprendizado de uma forma que se tornem independentes e possam ampliar sua renda - disse a deputada.

Ela citou ainda que junto com a Secretaria de Trabalho e Renda disponibilizará para Resende uma Sala do Empreendedor, projeto do Governo do Estado que disponibiliza cursos, palestras e seminários sobre gestão empresarial.

- São ações que estamos desenvolvendo e que se tornarão realidade para nossa cidade. Pretendemos iniciar a capacitação dos servidores municipais para que logo tudo esteja em atividade - anuncia.

Já o secretário municipal de Trabalho e Renda destacou a ampliação do projeto Mulheres que Costuram em Casa, criado em 2014, que neste ano passou a atender também moradores de Engenheiro Passos e tem ainda um homem entre os alunos.

Segundo a superintendente de Economia Criativa, em 2015, foram capacitadas 30 mulheres, em cinco CRAS. No ano passado, foram certificadas outras 30, totalizando hoje 60 aprendizes concluintes.

- Além disso, 20 pessoas participam do projeto atualmente, no polo de Engenheiro Passos. E a partir de novembro, temos a perspectiva de abrir novo polo, em Quatis – frisa.

O Projeto Mulheres que Costuram em Casa ensina técnicas de costura à mão como fixar botões, fazer a bainha de calças, pregar zíper dentre outros serviços de reparo em roupas. As aulas são gratuitas e os participantes fazem inscrição nos polos do curso.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO