Chefia de Gabinete

16/06/2014

Presidente da CDL comenta Índice Firjan e Prêmio Prefeito Empreendedor

Segundo Amendola, ações da Prefeitura de apoio ao comércio foram fundamentais para conquistas

Presidente da CDL comenta Índice Firjan e Prêmio Prefeito Empreendedor

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O primeiro lugar de Resende no estado, pela primeira vez, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal foi comemorado também pelo Comércio. Em pesquisa divulgada recentemente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que avalia o desenvolvimento dos municípios, Resende alcançou o índice de 0,8349, considerado de alto desenvolvimento municipal.

O índice aponta ainda Resende como líder estadual em Emprego e Renda, o que, segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Resende, André Luiz Amendola, pode ser creditado ao trabalho conjunto entre as diversas secretarias municipais.

Ao avaliar a atuação da Prefeitura em prol do setor comercial, um dos maiores empregadores, André Luiz Amendola elenca uma série de ações consideradas fundamentais, como agilidade na abertura de novos empreendimentos na cidade, capacitação de mão de obra e intermediação na contratação, entre outros.

- O comércio de Resende, que emprega de nove a 12 mil pessoas, enfrenta uma carência de mão de obra principalmente devido ao nível de escolaridade dos candidatos, mas a Secretaria de Trabalho e Renda, por meio do SINE - Sistema Nacional de Empregos - tem contribuído para modificar isso, realizando um trabalho focado em alguns segmentos. O comércio é a porta de entrada para o primeiro emprego e o SINE melhor organizado como ele está atualmente tem nos ajudado no trabalho de captação de mão de obra - avaliou Amendola, destacando ainda que a CDL tem atuado como parceira da Prefeitura em vários projetos, como o Capacita Comércio, voltado para a capacitação dos comerciários.

A atuação da Secretaria Municipal de Fazenda, que por meio do DAT (Departamento de Arrecadação Tributária), tem tornado o processo de abertura de pequenas e microempresas mais ágil, e a criação da Comissão Permanente de Análise de Consulta Prévia (COPACOP), que reúne diversos setores da Prefeitura para analisar e orientar os empresários sobre os procedimentos para abertura de empresa junto à administração municipal, são apontadas por André como um ponto positivo que tem contribuído para o crescimento do setor econômico da cidade, aliado às diversas ações que estimulam os microempreendedores a saírem da informalidade e a legalizarem suas empresas.

O presidente da CDL destaca também que desde 2009 o Governo Municipal vem investindo em ações que contribuíram para o incremento do setor, como as obras de infraestrutura realizadas pela Administração Municipal que permitem que o comércio se desenvolva e a descompressão salarial realizada também no início do governo, que aumentou o poder de compra do servidor municipal, aumentando, consequentemente, as vendas no comércio.

- Existem muitas coisas que ainda precisam ser realizadas, como um incentivo para que o Centro Histórico da cidade se desenvolva comercialmente, podendo se tornar, por exemplo, um polo gastronômico. A cidade tem crescido muito e o que precisamos agora são de obras de infraestrutura de maior porte, até para que se possa atrair novas empresas - sugeriu, destacando que a implantação do estacionamento rotativo é outra ação que influiu diretamente no comércio, uma vez que clientes antigos que haviam deixado de frequentar o comércio do Campos Elíseos, por exemplo, retornaram por terem opções de vagas para estacionar seus veículos.

Prêmio Sebrae - Além disso, na avaliação do presidente do CDL, essas ações da Prefeitura também foram fundamentais para a conquista do primeiro lugar no Prêmio Prefeito Empreendedor, na categoria Pequenos Negócios em Eventos Esportivos. Organizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o prêmio foi recebido no dia 4 de junho, em Brasília, pelo prefeito José Rechuan.

Resende concorreu ao prêmio com o projeto "A prática de esportes fomentando o desenvolvimento através do turismo", uma parceria entre as Secretarias municipais de Fazenda, de Esporte e Lazer e de Turismo. Para André, o Turismo é um setor que precisa ser desenvolvido constantemente. Ele destacou como fundamental o fato de a Prefeitura ter passado a realizar um planejamento estratégico para o setor, o que não ocorria anteriormente.

- Esse planejamento permite o desenvolvimento de ações pontuais. A CDL faz parte do Conselho Municipal de Turismo e estamos discutindo dentro do conselho a criação de um pacote que alie turismo e esporte, aproveitando a vocação natural de Resende para atrair esportes diferenciados. Esse tipo de turismo atrai gente de todo o Brasil, pessoas que acabam consumindo no comércio de nossa cidade - avaliou o presidente da entidade, destacando que "quando o turismo ganha, ganha o esporte, ganha o comércio, ganham todos".

No projeto vencedor do Prêmio foram ressaltados a agenda esportiva municipal e a Lei de Incentivo ao Esporte, que contribuem na geração de renda para micro e pequenas empresas. Os eventos esportivos incentivados aumentaram no ano passado cerca de 60% na ocupação de hotéis e pousadas em Resende, além de movimentar o comércio.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO