13/04/2009

Prefeitura vai implantar "Cidade do Trânsito"

Projeto vai oferecer aprendizado teórico e prático para a população

Prefeitura vai implantar "Cidade do Trânsito"

Crédito: Wagner Alves

A Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria de Trânsito e Mobilidade, anunciou esta semana a implantação de uma mini-cidade dentro do Parque Tobogã para reforçar as ações educativas desenvolvidas pela administração municipal visando diminuir os riscos de acidentes no trânsito. A Cidade do Trânsito, como o projeto está sendo chamado, vai reproduzir ruas, calçadas, semáforos, faixas de sinalização e até uma linha férrea. Através da Cidade do Trânsito, a população poderá receber o aprendizado teórico e prático a respeito das normas de segurança para motoristas e pedestres.

O diretor de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura, Roque Cerqueira, disse que o projeto entrará em funcionamento nas próximas semanas. Segundo ele, a Cidade do Trânsito será coordenada pela Divisão de Educação para o Trânsito do Município, a qual vem realizando este ano uma série de ações educativas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do respeito às regras do Código Brasileiro de Trânsito. Entre as campanhas já realizadas está a distribuição de materiais informativos a estudantes, pedestres e motociclistas em vias de grande movimentação de veículos.

- O projeto Cidade do Trânsito terá o apoio de um ônibus, que fará o transporte até o Parque Tobogã das pessoas interessadas em conhecer a iniciativa. Inicialmente, os focos principais desta nossa proposta vão ser os alunos das redes pública e particular matriculados até o quinto ano do ensino fundamental. Mas outros segmentos organizados da sociedade, como igrejas e associações, por exemplo, também poderão conhecer o projeto – disse Roque, acrescentando que as visitas ao local deverão ser agendadas previamente.

De acordo ainda com o diretor, os investimentos realizados desde janeiro na área de educação do trânsito seguem a uma determinação do prefeito José Rechuan (DEM) e estão inseridas no plano de readequação viária da área urbana, cujos detalhes serão anunciados brevemente aos moradores de Resende.

Fazendo um balanço dos serviços de melhorias realizadas no trânsito da cidade este ano, Roque lembrou que já foram pintados cerca de dez quilômetros de faixas de sinalização para veículos, além de 20 faixas destinadas aos pedestres. Em menos de três meses, a Prefeitura instalou também mais de 150 placas informativas em algumas das principais ruas e avenidas do Município.

Na semana passada, a Prefeitura iniciou a pintura de faixas na Avenida Coronel Mendes, próximo ao posto de saúde do Manejo, uma das vias mais movimentadas da área urbana. Roque destaca a importância do serviço, “tendo em vista o grande fluxo de veículos nesta via, principalmente por conta da entrada em funcionamento do Acesso Oeste”. Nesta semana está planejado o início da pintura de faixas na Rua do Rosário, cuja extensão é considerada uma das maiores da área urbana – a Rua do Rosário começa na Santa Casa, no bairro Lavapés, e vai até a esquina com a Avenida General Affonseca, próximo ao Bar Odeon, no Manejo.

Outras informações sobre o projeto Cidade do Trânsito poderão ser obtidas pelo telefone 21080808 (ramais 8877 ou 8875).

Palavras chaves: AÇÃO EDUCATIVA