Desenvolvimento Rural

Obra na Avenida Perimetral Norte começa ainda este ano

Prefeitura vai construir calçadão na Cidade Alegria

Crédito: Divulgação: Sec. de Urbanismo e Arquitetura

A Prefeitura já tem pronto o projeto para a construção de um calçadão na Cidade Alegria, conjunto habitacional localizado a cerca de cinco quilômetros da área urbana e que possui cerca de 3.500 moradias.

O planejamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura prevê a realização da obra na Avenida Perimetral Norte, uma das vias principais do sistema viário da Grande Alegria, região formada por mais de dez bairros e onde moram cerca de 40 mil pessoas. Na ilustração, o projeto mostra como ficará o calçadão.

Para obter os recursos necessários à construção – cerca de R$ 4 milhões – o prefeito José Rechuan (DEM) já reivindicou a liberação da verba ao Governo do Estado. A previsão é de que o calçadão da Cidade Alegria comece a ser construído ainda este ano.

- Com a revitalização da Avenida Perimetral Norte, a nossa administração demonstra novamente que está presente na área central do município e nos bairros mais afastados do Centro. Isso porque o nosso governo trabalha para todas as comunidades, incluindo aquelas que se localizam na Zona Rural. O calçadão da Cidade Alegria com certeza vai ser uma conquista de grande importância para o lazer e o desenvolvimento do bairro – disse Rechuan.

O novo calçadão vai mudar o visual da Avenida Perimetral Norte, que liga a Cidade da Alegria aos bairros Jardim Primavera, Toyota, Morada do Contorno e Vila Isabel.

Para os veículos provenientes da Via Dutra pelo Acesso Oeste, a avenida representa também um dos acessos principais à área urbana de Resende.

O calçadão terá extensão total de dois quilômetros, e contará com 2.260 metros lineares de ciclovia, além de 1.800 metros lineares de calçadão. Todo calçadão será feito com piso de concreto polido, e terá em média seis metros de largura.

O projeto ainda prevê a instalação de novos postes de iluminação em toda a sua extensão, sendo 62 postes de dois braços, com seis metros de altura; e 12 postes de cinco braços, com nove metros de altura.

Todos os postes serão personalizados, e os desenhos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Urbanismo e Arquitetura da Prefeitura, cujo titular é o secretário Ton Kneip.

Já o sistema de energia elétrica destes novos postes será feito de forma subterrânea. A Prefeitura vai instalar ainda neste calçadão cinco quiosques, 67 lixeiras e 123 bancos.

O calçadão receberá trabalhos de paisagismo, através de 39 jardineiras e o plantio de 72 palmeiras.

Palavras chaves: REVITALIZAÇÃO URBANA