27/07/2009

Prefeitura reforça orientações contra a gripe suína

Secretaria de Saúde informa que não há motivos para pânico em Resende

Prefeitura reforça orientações contra a gripe suína

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Ressaltando que não há motivos para pânico em Resende, a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Lúcia Albuquerque (foto), lembrou hoje  alguns cuidados que a população deve tomar para evitar a contaminação por qualquer vírus da gripe, como usar lenços descartáveis para proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar, manter ambientes ventilados e lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

Quem tiver dúvidas sobre a doença, pode ligar para a Secretaria de Saúde, nos telefones 2108-0908 e 2108-0904.

Confira outras informações:

Principais cuidados para evitar contaminação por qualquer vírus da gripe:

- Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

- Proteger com lenços (descartáveis, de preferência) a boca e o nariz ao tossir. Caso não tenha um lenço por perto, o ideal é usar o braço para proteção ao invés da mão;

- Evitar tocar os olhos, boca ou nariz após contato com superfícies;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados;

- Doentes devem evitar contato com pessoas que pertençam ao grupo de risco (crianças menores de dois anos, idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, entre outras).

- Manter ambientes ventilados;

- Se doente, ficar em repouso e beber bastante líquido.

O que é gripe suína?

É uma gripe transmitida por um vírus mutante. Há bem pouco tempo, ele era transmitido somente de um porco para outro porco ou de um porco para o homem. Agora, o contágio também pode se dar de humano infectado para humano sadio. O vírus se transmite pelas gotículas de saliva e secreções respiratórias (forma direta) ou pelo contato com objetos que alguém contaminado tocou (forma indireta). Daí a importância de lavar sempre as mãos depois de tossir ou espirrar.

Casos suspeitos

Se você chegou há menos de dez dias de algum país onde a doença está sendo detectada em grandes proporções, entre eles Argentina e Chile, para citar países próximos, e apresenta sintomas (como febre acima de 37,5° e tosse, dor de cabeça ou de garganta), é necessário procurar um serviço de saúde e comunicar às autoridades sanitárias.

O mesmo vale para quem não viajou, mas convive com alguém (na mesma residência ou no ambiente de trabalho) que esteve nestas áreas há menos de dez dias, apresenta os sintomas ou foi diagnosticado como portador da Influenza A.

Palavras chaves: PREVENÇÃO