23/07/2009

Prefeitura realiza serviços de prevenção contra chuvas

Defesa Civil promove encontro com lideranças comunitárias

Prefeitura realiza serviços de prevenção contra chuvas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM), que nesta sexta-feira, dia 24 de julho, participa de um encontro sobre a criação de núcleos da Defesa Civil do Município nos bairros de Resende, informou hoje que a Prefeitura vem realizando ações de prevenção contra possíveis transtornos na época das chuvas fortes. O encontro de amanhã será realizado a partir de 13 horas, no auditório da ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende), em Campos Elíseos. Segundo Rechuan, os trabalhos preventivos estão sendo feitos no período da estiagem visando diminuir os riscos de problemas no final do ano, quando as chuvas costumam ocorrer com mais intensidade.

- O ensinamento da sabedoria popular, segundo o qual é melhor prevenir do que remediar, vale também para este setor. No começo do ano, quando assumimos a administração municipal, tivemos problemas provocados pelas chuvas. E um dos fatores que provocaram os transtornos verificados foi a falta de um trabalho de prevenção. Muitos devem se lembrar da grande quantidade de lixo e entulhos acumulada pelas ruas da cidade. Neste ano, estamos nos preocupando com a prevenção, motivo pelo qual a nossa administração já começou a desenvolver algumas ações neste sentido – disse o prefeito.

A realização dos serviços acontece através de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (Obras) e a Defesa Civil do Município. Uma das ações executadas é a limpeza de bueiros que formam a rede de águas pluviais da área urbana. O trabalho começou pela Cidade Alegria e se estenderá em breve a outros bairros da região da Grande Alegria, chegando depois às regiões do Manejo e do Surubi.

Paralelo a esta ação, a Prefeitura vem realizando a limpeza de canais, córregos e ribeirões na cidade (na foto, o canal periférico da Cidade Alegria). Até amanhã, por exemplo, estará concluída a limpeza do canal central da Cidade Alegria. Quanto às estradas rurais, a Prefeitura vem fazendo desde o começo do ano ações de recuperação de diversos trechos. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada, informou ainda que já foram iniciados os procedimentos necessários à compra de 12 mil toneladas de escória, as quais serão utilizadas na manutenção das estradas vicinais.

- A Prefeitura está trabalhando muito com o objetivo de impedir incidentes na época das chuvas, mas fazemos um apelo à população no sentido de que ela cumpra sua parte, ajudando-nos a manter os bueiros, córregos, ribeirões, canais e rios da nossa cidade livres de lixo e entulho, pois o acúmulo destes materiais nas vias públicas acaba acarretando problemas quando a quantidade de água é muito grande – disse o secretário.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE – Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Marco Resende, a reunião desta sexta-feira na ACIAR vai contar com as presenças de administradores regionais da Prefeitura, presidentes de associações de moradores, líderes de outras entidades comunitárias e autoridades públicas. O objetivo do encontro será apresentar a estes segmentos de que maneira deverão funcionar os Núcleos de Defesa Civil de Resende (NUDEC). Este serviço terá como finalidade auxiliar o Poder Público nas ações de prevenção e socorro a possíveis transtornos decorrentes de chuvas fortes ou qualquer outro tipo de acidente.

Uma das primeiras ações previstas pela Defesa Civil será a capacitação dos integrantes dos núcleos sobre primeiros socorros, organização de abrigos temporários e avaliação das áreas de risco. Os núcleos serão formados por pessoas da própria comunidade – todas as ações deste novo serviço vão seguir as normas estabelecidas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Palavras chaves: INFRA-ESTRUTURA