Assistência Social e Direitos Humanos

04/10/2013

Prefeitura realiza Seminário sobre Rede Amiga

Rede constitui serviços sociais oferecidos à população

Prefeitura realiza Seminário sobre Rede Amiga

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Confiar), o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveram nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, o Iº Seminário Rede Amiga, que consiste num conjunto de serviços, projetos, programas e benefícios que são oferecidos à população por meio da rede pública e que ajudam na prevenção, proteção e no enfrentamento de situações de vulnerabilidade e/ou risco.

Com o tema "Fortalecendo o Sistema de Garantias de Direitos sob a ótica do Estatuto da Criança e do Adolescente no município de Resende", o encontro acontece das 8h30 às 16h30, no auditório da 1ª Igreja Batista de Resende, que fica na Avenida Nova Resende, 369, no bairro Campos Elíseos.

De acordo com a presidente do Confiar, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, o evento tem o objetivo de promover o debate entre profissionais dos órgãos municipais que atuam na proteção de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. Entre eles estão o Conselho Tutelar e as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde.

- Nossa intenção é reunir os profissionais que prestam atendimento às crianças e adolescentes, nas mais diversas áreas do poder público. Queremos estreitar laços, divulgar os serviços e debater propostas que envolvam a dinâmica da Rede Amiga - ressalta a presidente do Confiar.

A programação do seminário contou com uma apresentação do jornalista e assessor especial da Prefeitura de Resende, Ricardo Moraes, sobre a proposta da Rede Amiga de ter uma comunicação de fácil entendimento, para que a população tenha maior compreensão do trabalho da Assistência Social.

Em seguida, a conselheira tutelar Wanderléia Tavares ministrou uma palestra sobre "Avanços e Desafios do Estatuto da Criança e do Adolescente".

Além disso, serão apresentados ao público os atendimentos oferecidos pela Rede Amiga e os caminhos que devem ser tomados pela população para se ter acesso aos serviços.

Já no horário da tarde, a partir das 13h30, será promovida uma mesa redonda entre profissionais da Rede, quando serão feitos estudos de casos e apresentação dos grupos. O encerramento do seminário está previsto para as 16h30.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL