05/08/2009

Prefeitura realiza melhorias no sistema de iluminação pública

Vários bairros já foram atendidos este ano com serviços no setor

Prefeitura realiza melhorias no sistema de iluminação pública

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura está beneficiando vários bairros com a realização de melhorias no sistema de iluminação pública em Resende. Segundo o diretor da UGEM (Unidade de Gestão Energética Municipal), Manoel Mesquita Neto, de janeiro a julho deste ano, já foram investidos cerca de R$ 350 mil com a instalação de novos pontos de luz nos bairros Santo Amaro, Parque Ipiranga, Morro do Batista, Cidade Alegria, Alto dos Passos, Santa Isabel, Vargem Grande, Jardim Brasília e Surubi.

De acordo ainda com o diretor da UGEM, “a realização dos serviços é considerada de vital importância pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), pois contribui para a melhoria das condições de segurança dos bairros, elevando também a auto-estima dos moradores”.

- Muitas famílias aguardavam há tempos por estas ações, já que havia uma preocupação muito grande com os filhos que estudam à noite e que, por este motivo, ficam mais sujeitos à violência, principalmente nas áreas mais afastadas - salientou o diretor.

O levantamento das ações implantadas este ano na iluminação pública da cidade apresenta ainda o início da realização de melhorias na quadra esportiva do bairro Vila Vicentina, cujos serviços devem ser concluídos até o final do mês. Outros locais atendidos este ano com a instalação de pontos de iluminação em vias públicas foram o acesso ao bairro Jardim do Sol, na região da Fazenda da Barra; a entrada para a Casa da Acolhida, próximo ao Parque de Exposições; e trechos do Jardim Beira-Rio e do Jardim Primavera, ambos na Região da Grande Alegria.

Ainda neste ano, através de uma solicitação encaminhada pela Prefeitura junto à Ampla, empresa concessionária do sistema de energia elétrica da cidade, os próximos pontos beneficiados com serviços de iluminação serão os seguintes: Casa da Lua (Rua das Palmeiras e Rua das Quaresmas, lotes B1, B2 e B3); Vila da Fumaça (Rua da Guarda); Surubi (Rua Ari Guimarães); Campo Belo (Rua Raizel Kuker); Fazenda da Barra II (Ruas Quatro e Seis) e  Parque Ipiranga (Rua Itamar Bopp).

MAIS INVESTIMENTOS – No próximo dia 25, o prefeito José Rechuan (DEM) assina, em seu gabinete, um convênio de cooperação técnica-financeira com a direção da Ampla. Com o acordo, serão investidos mais cerca de R$ 7 milhões em um projeto de revitalização da iluminação pública de Resende. Neto informou que os trabalhos começam 30 dias após a assinatura, com prazo de seis meses para a execução das obras.

Através do programa, será contemplada toda a entrada da cidade (nos dois sentidos da Rodovia Presidente Dutra). O projeto prevê também as substituições dos postes de concretos localizados no canteiro central da Avenida Marechal Castelo Branco, por outros mais modernos, compatíveis com um novo modelo de iluminação. Ainda de acordo com Neto, o programa irá contemplar prédios municipais como o Hospital de Emergência, a Ponte Velha e o Parque das Águas, entre outros pontos da cidade, como o calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos.

Palavras chaves: INVESTIMENTOS