14/08/2019
PREFEITURA PROMOVE SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Inscrições para o II Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Resende seguem até o dia 20 de agosto
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende realizará a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência com vários atrativos, entre os dias 21 e 30 de agosto, no município. As atividades são desenvolvidas com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPC) e das Secretarias de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde. A principal atividade da programação será o II Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Resende (Seeir), que será promovido nos dias 29 e 30 de agosto, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, no Campo de Aviação.
Para participar do seminário, os interessados devem se inscrever até o dia 20 de agosto, terça-feira, por meio do endereço eletrônico seeir.educar@gmail.com, passando o nome completo e número do CPF. A Secretaria de Educação oferece 120 vagas para o evento, que é gratuito e terá o tema “Políticas, práticas pedagógicas especializadas e acessibilidade ao currículo escolar”.
No dia 29, quinta-feira, às 13h30, o seminário terá a abertura cultural. Às 14h, haverá palestra temática sobre “Políticas Públicas e a Educação Especial Inclusiva”. A partir de 16h, serão desenvolvidas oficinas relacionadas às práticas pedagógicas especializadas. Às 18h, terá outra abertura cultural. Já por volta de 18h30, será iniciada a palestra sobre “Acessibilidade ao Currículo e o Papel Mediador”. No dia 30, sexta, a abertura cultural será às 8h30. Às 9h, será ministrada palestra com o tema “Políticas Públicas e Adaptações Curriculares”. Às 10h30, terá um momento para relatos de experiências. Às 13h30, terá nova abertura cultural. Às 14h, começará a explanação sobre “Acessibilidade ao Currículo e o Olhar sobre as Potencialidades”.
A gerente de Projetos de Inclusão do Cemae (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), Caroline Vieira, explicou que atualmente são atendidos em torno de 628 alunos com deficiências, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas unidades especializadas e nas escolas regulares, com auxílio de salas de recursos, da rede municipal de ensino. Ela reforçou sobre a importância da promoção da valorização das pessoas com deficiências, destacando que o cronograma do evento visa ao desenvolvimento de políticas públicas e à identificação do potencial das habilidades individuais.
— O objetivo da Semana é enaltecer a valorização da pessoa com deficiência, além de colocar em evidência suas habilidades. A conscientização é um processo que envolve todos os segmentos da sociedade, principalmente, a área da educação, que pode proporcionar recursos primordiais para o desenvolvimento da criança. O evento é bem abrangente, oferecendo na agenda, por exemplo, a realização de fórum sobre empregabilidade e dados sobre a atual articulação do mercado da região na questão inclusiva. Além disso, desde o ano passado, a Secretaria de Educação passou a elaborar o seminário como reconhecimento à necessidade de fortalecer a Educação Especial Inclusiva junto aos centros especializados, profissionais da rede, cuidadores e intérpretes. O diferencial do Seeir desta segunda edição será a programação de sete oficinas sobre autismo e deficiências intelectual, visual e auditiva. No ato da inscrição por e-mail, o profissional receberá um link de volta para escolher a oficina de interesse – frisou.
A gerente Caroline Vieira acrescentou que o Seeir contará com a participação de profissionais renomados do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Ines (Instituto Nacional de Educação dos Surdos) e o ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação), dentre outros.
Ela também informou que haverá exposição de trabalhos, oficinas e articulação com as famílias das pessoas com deficiências nas unidades especializadas e entidades, que são: Cedevir (Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende); Cemear (Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Resende); Cedear (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado a Deficientes Auditivos de Resende); Associação Pestalozzi; e Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, além do Programa Gente Eficiente. O cronograma especial das unidades deve ser consultado por telefone ou no local.
Confira o restante da programação da Semana de Valorização:
Assunto: Abertura com homenagem ao cidadão promotor dos direitos das pessoas com deficiência
Data: 21 de agosto, quarta-feira
Horário: Das 19h às 21h
Local: Espaço Z
Assunto: Fórum de Empregabilidade
Data: 22 de agosto, quinta-feira
Horário: 9h às 14h
Local: Espaço Z
Assunto: Encontro dos responsáveis/roda de conversa
Data: 22 de agosto, quinta-feira
Horário: 14h às 16h
Local: Casa da Amizade
Assunto: Manhã recreativa com as PCDs e seus responsáveis, show de talentos e outras atividades
Data: 23 de agosto, sexta-feira
Horário: 9h às 11h
Local: Parque Julieta Botelho (Tobogã)
Assunto: Domingo no Parque Inclusivo
Data: 25 de agosto, domingo
Horário: 9h às 12h
Local: Parque das Águas
Atividades nas unidades:
Cedevir
Data: 22 de agosto, quinta-feira
Endereço: Rua Cunha Ferreira, 200, Centro
Contato: (24) 3354 4313
Cemear
Data: 22 de agosto, quinta-feira
Endereço: Rua Padre José Sundrup, 720, Vila Julieta
Contato: (24) 3354 8048
Gente Eficiente
Data: 27 de agosto, terça-feira
Endereço: Parque Julieta Botelho – Tobogã
E. M. Bilíngue Rompendo o Silêncio e Cedear
Data: 28 de agosto, quarta-feira
Endereço: Rua Altamiro O’Reilly, 756, Vila Julieta
Contato: (24) 3383 1837
Associação Pestalozzi
Datas: de 19 a 23 de agosto
Endereço: Rua Coronel Santos, 656, Jardim Brasília II
Contato: (24) 3354 1460
Palavras chaves: Semana; Valorização; Pessoa Com Deficiência