29/07/2009

Atividades começam neste sábado em Campos Elíseos

Prefeitura promove Semana da Amamentação

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, promove várias atividades para comemorar a Semana Mundial da Amamentação, que acontece entre os dias 01° e 07 de agosto. Na abertura do evento, no sábado, dia 01°, a ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) irá realizar uma distribuição de folhetos informativos no calçadão de Campos Elíseos (foto), de 9 às 13 horas. Os folhetos vão destacar a importância do leite materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança.

Já na terça-feira, dia 04, haverá um evento especialmente para os profissionais de saúde, às 13h30m, no auditório da ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende), em Campos Elíseos. Enfermeiros e agentes comunitários participarão de palestras com uma fonoaudióloga e uma coordenadora de incentivo ao aleitamento materno da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende).

A coordenadora da ATAN, Michele Klein explica que a chamada Alimentação Exclusiva, que deve ser aplicada dentro dos seis primeiros meses de vida do bebê, dispensa o oferecimento de outros alimentos, como água e chás.

- É importante que a mãe ofereça somente o leite do peito para o bebê, considerado um alimento suficiente para suprir todas as necessidades dele, contribuindo com isso para que a criança cresça e se desenvolva de forma saudável – ressaltou a coordenadora da área.

Michele Klein citou ainda os benefícios da amamentação não só para a criança, mas para a mãe também, uma vez que aumenta os laços afetivos, diminui o sangramento da mãe após o parto; faz o útero voltar mais rápido ao normal; diminui o risco de câncer de mama e de ovário, é prático e de graça.

- O leite materno protege o bebê contra infecções e alergia, pode ser servido a qualquer momento e na temperatura certa, além de ser bom para a dentição, a fala e o desenvolvimento infantil – completou a coordenadora.

Palavras chaves: SAÚDE