Chefia de Gabinete

17/01/2014

Prefeitura promove encontro para discutir crescimento de micro e pequenas empresas

Será nesta segunda (dia 20), às 19 horas, no Espaço Z

Prefeitura promove encontro para discutir  crescimento de micro e pequenas empresas

Crédito: Diculgação; SMTR

A cooperação entre empresas e grupo de trabalhadores, com o intuito de ampliar sua competitividade no mercado regional, será o foco de um encontro empresarial organizado pela Superintendência de Economia Criativa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Com o tema "Associativismo", os micros e pequenos empresários, além dos empreendedores individuais, terão acesso ao conhecimento desta estratégia de desenvolvimento coletivo, por intermédio das orientações do Serviço     Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, gratuito. será realizado dia 20 (segunda-feira), às 19 horas, no Espaço Z, no Centro, com a participação do coordenador do Sebrae-RJ, em Resende, Jayme Souza Filho.
          No ano passado, a Prefeitura, através da Superintendência de Economia Criativa, realizou evento semelhante, orientando estudantes e profissionais sobre o MEI - Microempreendedor Individual. Desta vez, o Associativismo será o tema da reunião, elucidando dúvidas e orientando os participantes a criar novas parcerias empresariais. Segundo o Sebrae, associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas, com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados - uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses.

Juntos, em um bloco, os empresários podem fortalecer seu poder de compra, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e, ainda, oferecer produtos com qualidade superior e diversificada. Segundo a superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona, a parceria com o Sebrae vai contribuir para que novas associações e cooperativas possam surgir através da união das micro e pequenas empresas, assim como os empreendedores individuais.

O Sebrae incentiva a criação de associações e cooperativas, para que as pequenas empresas busquem meios de valorizar e escoar seus produtos por meio do acesso a um mercado justo e solidário, como forma de aumentar a geração de emprego e renda para a comunidade, e garantir a sua sustentabilidade. "Enquanto gestores, podemos incentivar na sociedade a consolidação de organizações coletivas. Em 2013, iniciamos um trabalho com o curso das domésticas, capacitando o grupo de profissionais no ramo de limpeza domiciliar e cuidados com o lar. Elas podem, por sua vez, se transformar futuramente em microempreendedoras individuais e assim criar uma associação ou cooperativa.

O associativismo viabiliza maior participação e estreita os laços entre a sociedade organizada e o poder público", informa.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, há vários tipos de organizações associativas, como redes de empresas, cooperativas, associações, grupos formalmente ou informalmente organizados, empresas de participação comunitária e consórcios. "É nossa função observar o potencial da região e as facilidades de mercado para a mão de obra regional. O associativismo permite alternativas viáveis para os trabalhadores interessados em expandir seus negócios, conquistar mercado e ser ainda mais competitivo. A palestra do Sebrae será muito explicativa e toda a sociedade pode prestigiar o evento, no dia 20", finaliza.

Palavras chaves: Empresas