13/08/2009

Prefeitura oferece três áreas para Posto de Polícia Técnica no Município

Serviço vai abrigar novo IML, Instituto Félix Pacheco e Instituto de Perícias do Estado

Prefeitura oferece três áreas para Posto de Polícia Técnica no Município

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Através da Diretoria de Ordem Pública do Município, a Prefeitura de Resende apresentou oficialmente à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro três terrenos, dentre os quais será escolhido o local onde será construída a sede do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC). O Posto Regional - que atenderá Resende e os outros três municípios da Região das Agulhas Negras (Itatiaia, Porto Real e Quatis) – vai concentrar em um mesmo prédio a nova sede do IML (Instituto Médico Legal), o ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) e o IFP (Instituto Felix Pacheco).

O ICCE e o IFP funcionam atualmente na 89ª Delegacia Legal (Resende). Já o IML funcionará provisoriamente no posto do instituto localizado no bairro Alto dos Passos, que foi reaberto esta semana pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. A área total construída do Posto Regional de Polícia Técnica-Científica deverá ficar em torno de três mil metros quadrados.

A Prefeitura irá divulgar o local do futuro PRTC nas próximas semanas, assim que for escolhido o terreno, por parte do Governo do Estado. Após esta definição, a Secretaria de Segurança iniciará o processo de licitação destinado à realização das obras, as quais deverão ser feitas em aproximadamente seis meses, com custo aproximado de R$ 2 milhões.

A construção do Posto de Polícia Técnico-Científica em Resende foi definida no último dia 12 de maio, durante uma reunião no Centro Administrativo da Beira-rio, da qual participaram o prefeito José Rechuan e o deputado estadual Pedro Fernandes (ambos do DEM); o diretor de Polícia Técnica do Estado, delegado Marcus Neves; o diretor da 9ª Delegacia de Polícia do Interior, Paulo Passos; o diretor de Ordem Pública de Resende, José Antônio dos Santos (Ed Murph), a diretora do Posto de Polícia Técnica da Região das Agulhas Negras, Flávia Gonçalves e o presidente da Câmara Municipal de Resende, Luiz Fernando de Oliveira Pedra, entre outras autoridades.

IML DO ALTO DOS PASSOS – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança investiu cerca de R$ 50 mil na reforma do posto do Instituto Médico Legal do Alto dos Passos, cuja entrega à população foi feita esta semana pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito José Rechuan. A reformou tornou possível a reabertura do serviço em Resende, diminuindo dessa maneira os transtornos enfrentados pelas famílias da cidade, já que o posto do IML mais próximo fica na localidade de Três Poços, em Volta Redonda. O posto do Alto dos Passos funcionará até que a sede do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica fique pronta.

A reforma do Alto dos Passos – os trabalhos ocorreram em dois meses - foi determinada pelo prefeito José Rechuan durante a cerimônia de entrega do veículo “rabecão”, realizada em maio, no Corpo de Bombeiros da cidade. Entre os serviços realizados no local estiveram reparos no sistema hidráulico e de energia elétrica; limpeza da tubulação; troca de piso; revisão dos equipamentos da sala de necropsia (foto); pintura externa e interna; recondicionamento das portas e portões de aço; revisão do telhado; recuperação nas janelas, melhorias nos banheiros e reparos na rede de esgoto.

- As famílias de Resende não podiam mais sofrer a humilhação de verem os corpos dos seus entes queridos estendidos por várias horas em vias públicas até a chegada de um veículo de um outro município. Por isso, trabalhamos muito para que, inicialmente, o “rabecão” chegasse ao Município e, num segundo momento, o posto do Alto dos Passos fosse reaberto – disse Rechuan.

Palavras chaves: OBRAS