30/06/2009

Prefeitura lança projeto Arte na Praça

Artistas pintam quadros na Praça do Centenário

Prefeitura lança projeto Arte na Praça

Os artistas resendenses passaram a ter mais um espaço para apresentar à população os seus trabalhos. Promovida pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do Museu de Arte Moderna, a  iniciativa “Arte na Praça” vem reunindo, sempre no último domingo do mês, artistas plásticos na Praça do Centenário, de 9 horas ao meio-dia, período no qual eles pintam em telas próprias paisagens e casarios do local, que faz parte do Centro Histórico do município.

No domingo passado, dia 28, aconteceu a segunda edição do Arte na Praça. Segundo a diretora do MAM, Vânia Perantoni Schmid, seis artistas plásticos prestigiaram o evento e levaram suas telas, tintas e pincéis para o local.

- Todos ficaram satisfeitos com a iniciativa porque tiveram a oportunidade de pintar com platéia e expor seus trabalhos. Além disso, os artistas aproveitaram para trocar idéias entre eles – afirmou.

Segundo a diretora, a Praça do Centenário, local onde ocorreu o ato de transformação da então freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Paraíba Nova em Vila de Resende, no dia 29 de setembro de 1801, pode se tornar um novo espaço de cultura e lazer na cidade.  No passado, neste logradouro, funcionaram serviços importantes, como a cadeia pública e a Câmara Municipal. Já nas imediações do local se localiza o Palacete, que abrigou no século XIX a Princesa Isabel e o Conde D`Eu, ambos de passagem por Resende em direção a Caxambu, no Estado de Minas Gerais.

A diretora do MAM espera que artistas de outras manifestações culturais comecem a participar do Arte na Praça nas próximas edições do projeto.

- As pessoas que passavam pela Praça do Centenário no último domingo pararam para observar os artistas desenvolvendo os seus trabalhos. Quem sabe um músico, por exemplo, não aparece na próxima edição? – frisou Vanda Perantoni, acrescentando que para o final do ano, o Museu de Arte Moderna está organizando a Feira Arte na Praça, através da qual os artistas poderão comercializar as obras produzidas durante as edições do projeto.

Palavras chaves: CULTURA