Resende

21° Min32º Max

Selo prevenção do site

Notícia

21/07/2009

Prefeitura fará coleta seletiva de lixo em Mauá

Programa foi retomado este ano na cidade

Prefeitura fará coleta seletiva de lixo em Mauá

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

        A Prefeitura, através da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende), anunciou hoje que as próximas comunidades a serem beneficiadas pela retomada da coleta seletiva de lixo serão Visconde de Mauá (foto), Serrinha e Capelinha, as três localizadas na região turística da cidade. Nestas comunidades, o recolhimento de materiais recicláveis começará em agosto, quando vão ter início também as obras de construção da Estrada Parque – no caso da estrada, as obras serão realizadas pelo Governo do Estado.

        A coleta seletiva de lixo em Resende foi retomada em abril deste ano, por meio de uma parceria entre a AMAR, a Cooperativa de Catadores de Resende e a Associação de Catadores do Município. Três bairros já são beneficiados pela iniciativa: Morada da Colina, Vila Julieta e Alvorada. Atualmente, cerca de 400 toneladas de lixo reciclável são recolhidas todo mês no Município. Juntas, a Cooperativa e a Associação reúnem aproximadamente 90 pessoas, que trabalham na coleta em residências, estabelecimentos comerciais e no aterro sanitário de Bulhões, entre outros pontos. O dinheiro arrecadado com a comercialização dos materiais é dividido entre os catadores.

        Para o prefeito José Rechuan (DEM), “a participação do governo municipal na realização deste serviço vem ajudando a tornar realidade uma conquista importante no sentido de melhorar a qualidade de vida da população, preservar o meio ambiente e criar uma alternativa de geração de recursos, principalmente para os trabalhadores de baixa renda”. O caminhão utilizado na coleta seletiva de lixo em Resende é cedido pela AMAR, que realiza também todo o trabalho de conscientização sobre a importância deste tipo de recolhimento.

        - Podemos afirmar que a coleta seletiva de lixo representa uma conquista de grande alcance social. No caso da nossa administração, ela está inserida entre as propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável, isto é, o crescimento aliado à preservação da qualidade de vida dos moradores, e das moradoras de Resende. Da nossa parte, reafirmo que continuaremos trabalhando para que os benefícios desta iniciativa sejam ampliados cada vez mais, dentro das nossas possibilidades – disse Rechuan.

        Segundo o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, o recolhimento de materiais recicláveis em Visconde de Mauá, Serrinha e Capelinha será realizado toda quarta-feira por dois “catadores” da Cooperativa de Resende. Ele adianta que até o final do ano o projeto está programado para chegar às seguintes comunidades da área urbana: Nova Liberdade, Liberdade, Jardim Jalisco, Campos Elíseos, Montese, Boa Vista I e II, além do Loteamento Mirante das Agulhas, estes três últimos situados na Região da Grande Alegria.

        - Sempre antes de iniciar a coleta nas comunidades, fazemos uma ação educativa nos próprios bairros visando mostrar aos moradores a importância do projeto. Esta campanha é realizada por orientadores ambientais da Agência de Meio Ambiente da Prefeitura de Resende, que distribuem folhetos informativos e vão de residência em residência orientando os seus respectivos moradores – disse Fontanezzi, acrescentando que a expectativa da Prefeitura é de que até o final do ano a quantidade mensal de materiais recicláveis recolhidos em Resende chegue a mil toneladas.

        O presidente da AMAR lembra ainda que são considerados recicláveis os seguintes materiais: vidro, alumínio, papel e plástico. Segundo ele, entre outros benefícios proporcionados pela coleta seletiva, está a redução da poluição do solo, da água e do ar; o aumento do tempo de vida útil dos aterros sanitários; a melhoria do aspecto de limpeza da cidade; e a circulação de mais recursos financeiros na economia local por conta do dinheiro proveniente da comercialização do material arrecadado. Especialistas do assunto calculam que o lixo reciclável representa em torno de 40 por cento do lixo doméstico arrecadado nas cidades.

        Outras informações sobre a coleta seletiva de lixo em Resende poderão ser obtidas pelos telefones 3354-7792 e 3354-8663; na AMAR, que funciona no Parque das Águas, ou através do seguinte endereço eletrônico: secretaria.amar@gmail.com

 

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados