27/07/2009

Prefeitura está com inscrições abertas para Festival de Talentos

Evento reunirá estudantes das redes pública e particular

Prefeitura está com inscrições abertas para Festival de Talentos

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, prorrogou até o dia 30 de agosto as inscrições para o Festival de Talentos Estudantis de Resende. O festival é uma competição artística realizada em parceria com a Coordenação Regional da Região do Médio Paraíba III, e destinada aos alunos da rede pública e particular de ensino, da Região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis). Poderão participar do evento os estudantes matriculados entre o sexto e o nono ano do ensino fundamental ou que estejam cursando o ensino médio.

O Festival de Talentos Estudantis de Resende, que está dividido nos segmentos de Dança, Teatro, Música, Poesia e Artes Visuais, acontece entre os dias 07 e 29 de outubro, sendo que as apresentações de Dança, Teatro e Música vão acontecer no Cine Vitória, enquanto os trabalhos de Poesia e Artes Visuais serão avaliados na Casa de Cultura Macedo Miranda – tanto o Cine Vitória quanto a Casa da Cultura se localizam no Centro Histórico da cidade.

Os interessados deverão procurar a Casa de Cultura Macedo Miranda, no Centro da Cidade, entre 9 às 16 horas, para retirada das fichas de inscrições ou esclarecimentos do regulamento, o que também pode ser feito através dos telefones: 2108-3012 e 2108-3011; ou ainda pelos endereços eletrônicos: festudantil.resende@yahoo.com.br e fccmm.resende@yahoo.com.br. A Casa da Cultura salienta que as instituições de ensino deverão autorizar por escrito a participação de seus representantes, ficando, portanto, inteiramente responsáveis pelo conteúdo apresentado por eles.

CRITÉRIOS - O segmento de Dança está dividido nas modalidades de Dança de Rua (hip hop, street, break, house, dentre outros); Estilo Livre e Jazz. Os grupos participantes poderão competir com até dois trabalhos diferentes. Neste segmento, a disputa acontecerá somente na categoria Juvenil (alunos entre 11 e 17 anos), podendo as apresentações ser feitas em trio, duo, solo ou em grupo com até 20 integrantes – o tempo máximo por apresentação será de oito minutos. Serão premiados os três primeiros grupos de cada categoria, melhor solo masculino e feminino e revelação do Festival, além de menção honrosa para o melhor autor da coreografia.

Já no segmento música, as apresentações poderão ser: solo ou em grupo – no caso das apresentações em grupo, será admitido o reforço de até dois instrumentistas que não sejam da escola participante. As apresentações vão ser livres, mas deverão ser feitas em português e destacarem a cultura brasileira.

Os trabalhos poéticos, por sua vez, terão o limite de no máximo duas criações inéditas por participante com pelo menos 25 linhas, escritas na fonte arial, espaçamento de um e meio e devidamente corrigido. As melhores poesias serão publicadas em um livreto que será distribuído entre os vencedores, enquanto os três melhores trabalhos também serão contemplados com premiações individuais.

No caso dos grupos teatrais, eles deverão ter no máximo dez componentes, e realizarem a encenação das peças em até 20 minutos – a peça poderá  ser inédita ou não. Neste caso, os trabalhos também deverão ser entregues em versão impressa em duas vias. Haverá prêmios para o melhor esquete, ator, ator coadjunvante, figurino, além da melhor atriz, atriz coadjuvante e melhor direção.

Quanto ao segmento Artes Visuais, as duas categorias (ensino médio e fundamental) serão divididas nas seguintes modalidades: desenho, fotografia, pintura e escultura. Os desenhos deverão estar em formato A3, com passepartout com cinco centímetros de borda; já as fotografias serão admitidas em papel fotográfico, em formato 20 por 40. Os trabalhos de pintura serão aceitos em qualquer superfície ou técnica, desde que sejam apresentados com suporte de apoio. Essa exigência é válida também para a modalidade de escultura.

Palavras chaves: CULTURA