12/07/2012

Prefeitura e SESC levam tratamento odontológico a alunos do Getúlio Vargas

Atendimento inclui tratamento de cáries, restaurações, aplicação de flúor e prevenção

Prefeitura e SESC levam tratamento odontológico a alunos do Getúlio Vargas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o SESC (Serviço Social do Comércio), cerca de 5 mil estudantes do Colégio Municipal Getúlio Vargas estão recebendo tratamento odontológico, com tratamento de cáries, restaurações, aplicação de flúor e prevenção. É o projeto OdontoSESC, uma unidade móvel equipada com quatro cadeiras odontológicas, sala de raio-X e esterilização que ficará na escola até setembro para atender toda a demanda.

Segundo a supervisora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Ribas Russo, o Colégio Getúlio Vargas foi escolhido para receber o projeto devido ao fato de nunca ter recebido uma ação deste porte e também por ser a maior unidade escolar do Município.

- A unidade móvel do SESC está instalada no Getúlio Vargas desde maio, quando iniciamos a triagem de todos os alunos da unidade escolar que necessitavam de um tratamento odontológico. Através da parceria, a Secretaria de Saúde mantém 16 profissionais do Programa de Saúde Bucal na escola, juntamente com outros seis dentistas do SESC - explicou Débora, anunciando que o Getúlio Vargas em breve ganhará um consultório odontológico.

O responsável técnico do OdontoSESC, Marcelo Souza Magalhães Bastos, explicou que, além do tratamento, os alunos também receberam palestras para aprender a cuidar dos dentes e a realizar uma escovação correta.

- Esta é a primeira vez que a unidade do SESC está no Município de Resende e só vamos deixar a escola quando todos os alunos tiverem concluído seu tratamento. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas - salientou, informando que no período de recesso escolar, que começa a partir desta sexta-feira, 13 de julho, os alunos continuarão recebendo o tratamento no período da manhã, das 8 às 12 horas.

Segundo Débora, aqueles estudantes que necessitarão de um tratamento especializado, como tratamento canal e extração de dente siso, entre outros procedimentos mais complexos, serão encaminhados ao Centro de Especialidade Odontológica (CEO) da Cidade Alegria para dar continuidade ao tratamento.

Palavras chaves: SAÚDE