Chefia de Gabinete

27/08/2015

Prefeitura e Instituto Federal anunciam cursos do Campus Resende

Capacitação para Cuidador Infantil e de Idosos será oferecido a partir de outubro

Prefeitura e Instituto Federal anunciam cursos do Campus Resende

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) anunciou nesta quarta-feira, dia 26, junto com a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que além de um curso de qualificação profissional, o Campus Avançado Resende vai iniciar suas atividades oferecendo qualificações em Cuidador Infantil e Cuidador de Idosos, através do Pronatec Fic Mulheres Mil. A previsão é que isso já aconteça a partir do final de outubro.

O anúncio foi feito na reunião para apresentar a implantação do Campus, os cursos e as atividades que serão oferecidas, que contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão do IFRJ, Marcos Freitag, da diretora de implantação do Campus Resende, Aline Moraes, representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e de empresas da região, além de estudantes.

Rechuan lembrou o início da negociação para a vinda do Campus para o município. “Conversando com a presidente Dilma Rousseff sobre a vinda da Nissan e a duplicação da MAN Latin America, tivemos a oportunidade de pedir um Campus do IFRJ para a nossa cidade. Estamos ganhando mais que uma escola técnica porque a abrangência do Instituto é ampla, desde cursos técnicos até cursos de graduação e pós-graduação. O mais importante é que os cursos serão na medida certa para a cidade porque as demandas de cursos serão debatidas com a comunidade”, ressaltou o prefeito.

O Campus Avançado Resende vai funcionar no antigo Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras (Gssan). A primeira etapa das obras de adequação do espaço está na fase final. A reforma da parte elétrica está pronta e estão sendo concluídos os últimos serviços de reforma da estrutura, como pintura geral e melhorias nos sanitários.

O diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão do IFRJ, Marcos Freitag, disse que oficialmente o Campus já está situado na cidade e que o setor administrativo da Instituição passa a funcionar a partir da segunda quinzena de setembro. A ideia é continuar envolvendo a comunidade em todo processo de implantação para pensar o que oferecer e como oferecer os cursos.

- O Campus de Resende terá uma implantação gradativa. As obras da primeira etapa da reforma estão a todo vapor e devem ser entregues em outubro. Ainda teremos a segunda etapa da obra de reforma do Gssan para construção de blocos de prédios para receber novos cursos. No futuro teremos um Campus bonito e adequado para atender a população de Resende – disse o diretor.

O primeiro curso de qualificação profissional que será oferecido no campus é “Gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho”, mais as formações do Pronatec Fic Mulheres Mil, que serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A previsão para início dos cursos é no final de outubro.

Já as primeiras turmas dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Guia de Turismo começarão a funcionar no início de 2016. O processo seletivo de alunos para os cursos será divulgado pela Instituição.

Para o segundo semestre de 2016, a Instituição estuda a vinda ainda do Curso Técnico de Lazer. Em 2017, a equipe cuidará do planejamento do Campus, e em 2018 buscará a vinda de outras demandas, como o Curso Técnico em Mecânica integrado com o ensino médio.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO