31/03/2009

Prefeitura determina reforma do sistema de água em Engenheiro Passos

Obras na Estação de Tratamento do distrito começam em breve

Prefeitura determina reforma do sistema de água em Engenheiro Passos

Mais uma comunidade de Resende será beneficiada com a antecipação de obras de melhorias no sistema de água potável. Em atendimento a outra determinação do prefeito José Rechuan (DEM), a empresa Águas das Agulhas Negras, que é a concessionária do sistema de água e de esgoto do Município, inicia brevemente a reforma da Estação de Tratamento de Água do distrito de Engenheiro Passos (foto). A informação é do presidente da SANEAR (Agência do Saneamento do Município de Resende), Alcides De Carli, que vistoriou o local na semana passada em companhia do presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi.

Assim como outras obras que estavam previstas para começar apenas no próximo ano, mas as quais tiveram início nos primeiros meses de 2009 por determinação da Prefeitura, a reforma da ETA de Engenheiro Passos terá como objetivo evitar a falta d`água. A vistoria da semana passada foi acompanhada também pelos dirigentes da Águas das Agulhas Negras, Carlos Werner (superintendente) e Anderson Rocha (gerente operacional).

A unidade receberá, entre outros serviços de melhorias, a instalação de novos equipamentos, a realização de pintura geral e a criação de um espaço destinado especificamente ao armazenamento de materiais utilizados no tratamento e distribuição da água aos moradores. Os diretores da concessionária explicaram no local que, com a reforma da ETA, será possível melhorar o processo de tratamento da água através das etapas de filtragem, cloragem, floculação e decantação, entre outros procedimentos.

Atualmente, segundo o gerente de operações da empresa, Anderson Rocha, a água vem da serra, passa pelo filtro da unidade e é distribuída à comunidade. De acordo ainda com Rocha, nos dias de chuva, como a água chega à ETA suja de barro e escura, os registros são fechados, o que acaba provocando problemas no abastecimento.

Para o presidente da SANEAR, Alcides De Carli, a determinação do prefeito à concessionária no sentido de que ela antecipasse a realização das obras em Engenheiro Passos “é mais um demonstrativo importante do comprometimento da administração municipal em melhorar a prestação dos serviços públicos aos moradores do distrito, principalmente numa área essencial ao dia-a-dia das pessoas”. A Estação da localidade fica na estrada Val Paraíso, a cerca de quatro quilômetros da área central de Engenheiro Passos, sendo responsável pelo abastecimento de nove mil moradores.

- Quando chove, a população de Engenheiro Passos sofre com a falta d`água, daí a determinação do prefeito José Rechuan à concessionária para que o início das melhorias fosse antecipado. Diversas outras obras, como a substituição de trechos da tubulação em bairros da área urbana de Resende e a construção de uma sub-estação na região do Surubi, também foram antecipadas para este ano dentro da proposta da Prefeitura visando garantir a qualidade dos serviços à população. Estas obras também estavam planejadas pela empresa para começarem apenas em 2010 – disse Alcides.

Palavras chaves: SERVIÇO ESSENCIAL