14/02/2025
PREFEITURA DE RESENDE REFORÇA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA
Imunizante é aplicado em todos os PSFs, CMI, Policlínica do Manejo e Clínica da Família de segunda a sexta-feira; confira os horários
Crédito: Rafael Oliveira
A Prefeitura de Resende está reforçando a importância da vacinação contra a Febre Amarela, uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. O imunizante está sendo aplicado em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs), no Centro Municipal de Imunização (CMI), na Policlínica do Manejo e na Clínica da Família.
Os sintomas iniciais da febre amarela são início súbito de febre, dores no corpo em geral, calafrios, náuseas e vômitos, dor de cabeça intensa, fadiga, dores nas costas, fraqueza. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15% das pessoas infectadas apresentam um breve período sem sintomas, que pode variar de horas a um dia, e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver alguns sintomas, como febre alta, hemorragia, pele e olhos amarelados (icterícia), e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.
A vacina é a principal ferramenta de prevenção da febre amarela e o SUS oferta a vacina contra febre amarela para toda população. Em Resende, a vacina é aplicada em crianças a partir de 9 meses (1ª dose), crianças a partir de 4 anos (2ª dose) e pessoas de 5 a 59 anos, caso ainda não tenham sido vacinados (dose única).
Nos PSFs, CMI e Policlínica do Manejo, a vacina acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Na Clínica da Família, a vacina contra a febre amarela é aplicada das 8h às 20h, também de segunda a sexta-feira. Já no Resende Shopping, a população pode se vacinar no sábado das 12h às 18h.
Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão do SUS, CPF, identidade e caderneta de vacinação (infantil e adulto). Mais informações pelo telefone (24) 99978-2260.
- É importante reforçar que a transmissão da Febre Amarela não acontece de pessoa para pessoa. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos infectados. Não há casos em Resende, mas a vacinação é necessária para manter a saúde protegida. No caso de qualquer um dos sintomas, é indicado procurar imediatamente uma unidade de saúde para rápida avaliação - disse o secretário de Saúde, Ricardo Graciosa.
Palavras chaves: Vacinação, Febre Amarela