02/07/2009

Programa 3ª Idade Ativa atende mais de mil pessoas em Resende

Prefeitura cria curso de informática para idosos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou, na manhã desta quinta-feira, dia 02, o lançamento do Curso Básico de Informática para Idosos, que beneficiará cerca de 1.300 moradores da cidade atendidos pelo Programa Terceira Idade Ativa e nos Centro de Convivência de Idosos, ambos desenvolvidos pela Prefeitura. O curso de informática está sendo implantado através de uma parceria da administração municipal com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), onde as aulas vão ser ministradas. Na foto, Rechuan fala a idosos do Terceira Idade Ativa numa cerimônia do Parque das Águas.

Inicialmente, serão atendidos 240 idosos divididos em 12 turmas com 20 alunos cada uma delas. A cada três meses, novas turmas vão ser formadas para que todos os idosos sejam beneficiados com a iniciativa. As aulas, que começam nesta sexta-feira, dia 03 de julho, serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 10h30m e de 10h30m ao meio-dia, e às terças-feiras, de 13 às 15 horas e de 15 às 17 horas. A duração do curso para cada turma será de três meses.

- Mais uma vez mostramos à população de Resende que realmente a nossa administração está comprometida em promover uma vida mais saudável aos idosos do nosso município. Com o lançamento deste curso de informática, trilhamos mais um passo importante neste sentido. O segmento da Terceira Idade tem direito e merece receber do Poder Público toda a valorização pela importância que ele representa na vida da cidade – disse Rechuan, que apresentou os objetivos do curso de informática a um grupo de idosos na tarde de hoje, durante uma cerimônia realizada em um hotel da cidade, na qual também fez a entrega aos alunos presentes do material didático a ser utilizado nas aulas.

Já a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena, disse que o curso oferecerá aos idosos informações básicas sobre o funcionamento de um computador e o aprendizado de alguns programas de informática. Ela destacou outras atividades que já são oferecidas aos idosos residentes no município através do Programa Terceira Idade Ativa e nos Centros de Convivência dos Idosos, entre elas alongamento, aulas de ginástica, caminhadas orientadas e dança de salão, as quais são desenvolvidas por profissionais das áreas de Saúde, Educação, Esportes, Cultura e Ação Social. O Terceira Idade Ativa tem pólos espalhados em diversos bairros do Município.

- Todas estas atividades têm contribuído para a prevenção de doenças. O curso de informática é mais um serviço que visa levar a melhoria na qualidade de vida e o bem-estar físico e mental dos nossos idosos – disse a presidente, acrescentando que a Universidade Aberta do Brasil funciona na Rua Padre Marques 68, antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Resende, próximo à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL