29/07/2014
Prefeitura comemora Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Evento teve palestras, oficinas e desfile no Espaço Z
Crédito: ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Relações Comunitárias, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, comemorou na sexta-feira, dia 25 de julho, o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, realizando várias atividades no Espaço Z.
Segundo a Coordenadora do órgão, Sônia Maria de Freitas, a data foi criada em 1991, durante o I Encontro de Negras Latino-Americanas e Caribenhas, que aconteceu na República Dominicana, como marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.
- As comemorações visam a ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras e construir estratégias para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações e suscitar o debate sobre a identidade da mulher negra brasileira - explica Sônia.
O evento teve a seguinte programação: oficinas de maquiagem para mulheres negras e de artesanato; palestra com o tema "Mulher negra e autoestima", ministrada pela professora e coordenadora dos Agentes da Pastoral Negros no Rio de Janeiro, Darci Penha; e encerramento com desfile da beleza negra.
Palavras chaves: IGUALDADE