Chefia de Gabinete

16/01/2014

Prefeitura apresenta projeto para concorrer ao prêmio Prefeito Empreendedor

Proposta alia projetos esportivos à ações de turismo

Prefeitura apresenta projeto para concorrer ao prêmio Prefeito Empreendedor

Crédito: Foto:Márcio Fabian

A Prefeitura, através das secretarias de Esporte e Lazer, Fazenda e de Turismo e Eventos, apresentou, na manhã desta quinta-feira, dia 16, seu projeto concorrente à oitava edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo  SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A proposta ressalta a prática esportiva como gerador de arrecadação para o Município e como fomento ao desenvolvimento econômico através do turismo. A apresentação foi realizada no Gabinete do prefeito José Rechuan.

Durante o encontro, foram destacadas a agenda esportiva municipal e a Lei de Incentivo ao Esporte, que contribuem na geração de renda para micros e pequenas empresas. “Em 2013 foram mais de 31 projetos apresentados à Lei de Incentivo, sendo que 19 deles já captam recursos. Realizamos e apoiamos ainda diversos eventos esportivos, que atraíram atletas e contribuíram para a geração de renda”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Fernando Menandro.

De acordo com o secretário de Fazenda, Renato Viegas, por determinação de Rechuan – que acompanhou a apresentação – o Município tem trabalhado para aliar os projetos turísticos aos esportivos, visando incentivar o Comércio. “Uma de nossas metas é fortalecer as micros e pequenas empresas e, através destes eventos, temos conseguido movimentar a cidade, com 60% a mais na ocupação diária de hotéis e pousadas, o que, consequentemente, aumenta as vendas no comércio”, analisa Viegas.

Conforme destacado no projeto, o planejamento do calendário de eventos esportivos é uma ferramenta positiva para aumentar o fluxo de pessoas na cidade, que por consequência repercute nos gastos com alimentação e hospedagem. “A estimativa é que, a cada evento, a média de gastos, apenas com hospedagem e alimentação, seja de R$ 700 por pessoa”, avalia o secretário.

Para Renato Viegas, a variedade de atividades e uma agenda esportiva funcionando durante todo o ano contribuem de forma direta para atração de turistas para o Município. Segundo ele, a efetiva implantação da Lei de Incentivo e a elaboração do calendário anual de eventos e competições esportivas beneficiam o crescimento econômico das pequenas e micro empresas, com fornecimento de produtos e serviços para o setor.

O secretário adiantou que, para o próximo ano, a ideia é avançar neste trabalho, com um planejamento estratégico voltado para a elaboração do Plano Municipal do Esporte e para o fortalecimento dos negócios relacionados ao turismo esportivo.

Palavras chaves: Turismo