15/07/2009

Prefeitura anuncia convênio para estágio nas repartições municipais

Programa vai beneficiar estudantes do ensino técnico e de nível superior

Prefeitura anuncia convênio para estágio nas repartições municipais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou esta semana a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) que prevê a oferta de estágio nas repartições municipais para estudantes do ensino técnico ou superior. Ao todo, foram disponibilizadas 69 vagas, sendo 52 destinados aos alunos do ensino técnico e o restante para o ensino superior. Os alunos selecionados vão cumprir jornadas diárias entre 20 e 30 horas semanais, no período de segunda à sexta-feira. Pelo estágio realizado na secretarias municipais, os estudantes receberão mensalmente R$ 205,00 (ensino técnico) e R$ 400,00 (ensino superior).

Para Rechuan, “a parceria com o CIEE significa outra conquista de grande alcance social, dentro da proposta da Prefeitura em oferecer perspectivas de futuro aos jovens e adolescentes da cidade”. No caso deste convênio, o prefeito destacou ainda importância da iniciativa voltada à formação dos estudantes para o mercado de trabalho.

- Criar oportunidades destinadas aos jovens e adolescentes de Resende tem sido uma preocupação constante do nosso governo desde janeiro, quando assumimos a Prefeitura. O Programa Segundo Turno, por exemplo, que oferece atividades esportivas, recreativas e culturais aos alunos da rede pública, é uma das ações que já conseguimos tornar realidade com menos de sete meses de trabalho. Através do convênio entre a Prefeitura e o CIEE, mostramos mais uma vez à população o nosso comprometimento com este segmento de fundamental importância da nossa cidade – disse Rechuan.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma associação filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, que atua em todos os estados brasileiros. Durante o ato de assinatura do convênio com a Prefeitura, realizado no Centro Administrativo da Beira-Rio (foto), o superintendente da entidade, Paulo Pimenta Gomes, lembrou que o trabalho de mãos dadas com a Prefeitura de Resende vem apresentando resultados positivos há 25 anos, pois o primeiro convênio entre as duas instituições foi assinado no dia 02 de janeiro de 1984, durante a gestão do ex-prefeito Noel de Oliveira, atual vice-prefeito da cidade.

- Com certeza, esta parceria tem representado uma contribuição inestimável de ambas as partes no sentido de levar, ao mercado de trabalho, jovens cada vez mais capacitados – afirmou o superintendente do CIEE.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Administrativa e de Pessoas, Rafael Fonseca, os interessados em concorrer a uma vaga de estágio devem se dirigir ao Centro Administrativo da Prefeitura, no horário de 9 às 16 horas (segunda a sexta-feira) com uma declaração da instituição de ensino na qual se encontra matriculado, e abrir processo no setor de Protocolo informando que pretende realizar estágio nas repartições municipais. Depois disso, os interessados deverão aguardar a realização do processo de seleção. Os estudantes poderão se inscrever também na sede do CIEE em Resende, que se localiza na Rua Nicolau Taranto 197, no Bairro Comercial.

- O estagiário passará a fazer parte do dia-a-dia das secretarias e vai oferecer uma contribuição muito importante para agilizar o trabalho das repartições municipais. Isso sem contar o fato de que o estágio proporciona uma chance no sentido de que os estudantes ganhem experiência para o mercado profissional – disse Rafael.

Palavras chaves: OPORTUNIDADE